quant
Fique ligado

Ano 2010

Castro de Alvarelhos: Uma vergonha para a Câmara

Avatar

Publicado

em

jaime toga

Decorre este ano o 100º aniversário da classificação do Castro de Alvarelhos como Património Nacional.

É o monumento de maior significado histórico e patrimonial de todo o concelho da Trofa, tendo sido construído durante a Idade do Bronze Final, e apresenta também características romanizadas. Apresenta ainda vestígios de ocupação medieval.

Durante a gestão PSD da Câmara Municipal da Trofa condenei a falta de vontade política (ou a simples incapacidade) para tratar com dignidade este monumento de tão grande importância.

Na altura, enquanto eleito da CDU na Assembleia Municipal, a propósito do Orçamento da Câmara para 2007 disse que “para servir os vários interesses, são muitas as obras inscritas no Plano que não serão concretizadas, nomeadamente os irrisórios 1300 euros para o Castro de Alvarelhos, o que não serve para dignificar um património tão valioso e importante”.

A gestão anterior, escudando-se no direito de um investigador sobre o local, limitou-se, após vários anos, a fazer o corte da erva que entretanto ia nascendo. Já na fase final do mandato, o PSD foi anunciando projectos e intenções para aquele local, sem que nada de significativo fosse concretizado.

Pensei que seria impossível fazer pior, que o processo não andaria para trás. Enganei-me!

A gestão PS da Câmara da Trofa já nem as ervas corta!

Lembrando-me do centenário da classificação do Castro de Alvarelhos como Monumento Nacional, fui ao site da Câmara ver o que havia a assinalar a data, nada! Passei este fim-de-semana pelo Castro e foi uma enorme desilusão! O Castro parece um terreno abandonado.

Meio ano após as eleições autárquicas, começa a medrar a desilusão em muitos dos que acharam que o concelho iria ter uma mudança de rumo. Pura ilusão!

Publicidade

O Quim Barreiros pode ser capaz de divertir muita gente, mas uma Câmara que ignora e negligencia o seu património cultural, é uma Câmara condenada!

 

Metro adiado, mais uma vez! Câmara calada, mais uma vez!

O Metro para a Trofa será mais uma vez adiado, agora com o argumento da crise e do PEC que o PS e o PSD cozinharam.

A Presidente da Câmara Municipal da Trofa, questionada sobre a matéria, “assobia para o lado” e diz que as obras começarão em breve.

Os trofenses estão fartos de ser enganados. Ainda se lembram das promessas de poderem ir ao Porto assistir aos jogos do Euro2004 de Metro. Também se lembram que perderam uma ligação de comboio rápida e eficaz à estação da Trindade.

Os trofenses fartaram-se de ver o anterior presidente de Câmara passivo e submisso face aos governos que anos após anos adiaram obras estruturantes para o nosso concelho.

Este é um assunto demasiado sério para que a Câmara deixe passar sem nada fazer. A Trofa e os trofenses não podem continuar a ser abandonados pelos governos, nem a Câmara pode assistir passivamente…

 

Jaime Toga

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...