quant
Fique ligado

Ano 2007

Casa das Artes de Famalicão acolhe Mostra de Música Tradicional Portuguesa

Avatar

Publicado

em

 

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão acolheu este fim-de-semana a primeira parte da Mostra de Música Tradicional, com a actuação dos grupos populares Pedra D'Água e Toques do Caramulo. O evento que pretende preservar e valorizar a música popular reúne diversos grupos de música tradicional, representativos de diferentes culturas e costumes.

Assim, a Mostra de Música Tradicional da Casa das Artes regressa na próxima sexta-feira, dia 22, pelas 21h30, com os grupos Galandum Galundaina de Terras de Miranda e Folc D´Ave de Ribeirão.

O Grupo de Música Tradicional Mirandesa Galandum Galundaina nasceu em 1996 com o objectivo de recolher  investigar e divulgar o património musical, as danças e língua das Terras de Miranda. Este grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição musical desta terra que durante anos correu o risco de se perder. Os elementos do grupo nasceram e cresceram nas Terras de Miranda (Fonte de Aldeia e Sendim) onde adquiriram conhecimento directo da música que interpretam através do ambiente familiar e do convívio com os velhos gaiteiros. A par desta vivência tradicional, todos os elementos têm formação académica na área da música. Os instrumentos usados são réplicas de outros muito antigos, mantendo o aspecto e a sonoridade dos mesmos. Os trajes com que o grupo se apresenta são de confecção manual e tradicional

Por sua vez, a Associação Folc D´Ave nasceu em 14 de Abril de 1989, em Ribeirão, Famalicão. Este grupo dedica-se à recolha e divulgação da música tradicional e popular portuguesa, com maior incidência na Região do Vale do Ave. Conta com três gravações em CD e participação em espectáculos em todo o País e também Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha.Participou, ainda, em diversos programas de televisão. Brevemente, estarão novamente em estúdio, para gravar mais um CD com 14 temas, fruto da última recolha de músicas tradicionais desta região. 

 

FICHA TÉCNICA

I MOSTRA DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA DA CASA DAS ARTES

PARTE II

Publicidade

GALANDUM GALUNDAINA + FOLC D´AVE

Local: casa das artes – grande auditório

Dia: 22 de Junho | Sexta-feira

Hora: 21h30

Entrada: 7 euros

M/3

Duração 150 m

http://www.galandum.co.pt/

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...