quant
Fique ligado

Ano 2007

Projecto inovador leva crianças aos museus de Famalicão

Avatar

Publicado

em

Cerca de dez mil crianças provenientes das escolas de Vila Nova de Famalicão visitaram sete espaços museológicos e culturais do concelho, durante o ano lectivo 2006/2007, no âmbito do projecto educativo "Viagens pelo Património Cultural". O programa, pioneiro no campo da educação patrimonial, é promovido pela Câmara Municipal e destina-se a todas as crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino básico e secundário do concelho, incluindo também os idosos e as pessoas com necessidades especiais, como cegos e surdos. O balanço do programa foi apresentado segunda-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, numa cerimónia que decorreu na Casa das Artes e contou com a entusiástica presença de centenas de crianças.

De acordo com Armindo Costa, entre 2003 e 2007, "em apenas quatro anos, o número de crianças e jovens que participaram no Programa "Viagens pelo Património Cultural" foi quase multiplicado por cinco." Este dado representa "o melhor indicador do grande sucesso desta iniciativa".

Citando os números que demonstram o sucesso do programa, o autarca sublinhou que em 2003-2004, quando este projecto começou, participaram 2010 alunos, em 2004-2005 participaram 3720 crianças, em 2005-2006  registou-se a participação de 5693 alunos, enquanto no ano lectivo de 2006/2007, foram 9687 as crianças e jovens que visitaram os museus do concelho.

"O projecto pedagógico "Viagens pelo Património Cultural", que é inovador no país, representa mais um investimento da Câmara Municipal na formação cívica e cultural da nossa população estudantil e de várias instituições educativas e sociais participantes", salientou o presidente da Câmara, acrescentando que "o que estamos a fazer, desde 2003, é despertar o interesse pela descoberta das diferentes realidades do património cultural do concelho de Famalicão, para que as nossas crianças e os nossos jovens possam conhecer, estudar e entender melhor a história e as raízes da nossa terra".

Para isso, o programa envolve para além dos cinco espaços museológicos que estão sob a tutela da autarquia – Casa-Museu de Camilo; Museu Bernardino Machado; Museu da Indústria Têxtil, Estação Arqueológica de Perrelos e Casa-Museu Soledade Malvar – o Museu da Fundação Cupertino de Miranda e o Museu dos Caminhos-de-Ferro de Lousado.

Na sua intervenção, Armindo Costa realçou ainda que "para o sucesso desta iniciativa, temos contado especialmente com o envolvimento da Comunidade Educativa, a começar pelos professores". E acrescentou: "É um envolvimento essencial para alcançarmos um objectivo comum: assegurar a salvaguarda da nossa memória colectiva, para que os famalicenses de amanhã se orgulhem dos seus antepassados, da sua história e da sua cultura".

A cerimónia contou também com a intervenção da coordenadora da Escola Básica S. Marçal de Esmeriz, Lélia Faria, que referiu a importância deste projecto para os alunos, "contribuindo para o enriquecimento crítico e interesse pelo passado e memória colectiva do concelho". De acordo com a responsável, "isto é cultura".

Refira-se que o projecto consiste, num primeira fase, em dar a conhecer às várias escolas participantes, os diversos museus do concelho e as suas figuras tutelares através da sua representação em maletas pedagógicas e dossiês didácticos. Posteriormente, os alunos são convidados a visitar os museus, preenchendo um "passaporte" que é carimbado em cada visita.

As escolas que completaram a visita aos sete espaços museológicos do concelho foram premiadas com uma viagem ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, para visitar a exposição "Pedra Formosa – Arqueologia Experimental de Vila Nova de Famalicão", que está patente no Museu Nacional de Arqueologia até ao final do ano de 2007. As viagens irão decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Junho e envolvem 271 alunos, das Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Cruzeiro, de Antas; da Serra, de Lousado; de S. Marçal, Esmeriz; da Estrada, Cabeçudos; e de S. Miguel-o-Anjo, Calendário. Os restantes participantes receberam um certificado e um saco com livros.

Dos vários espaços museológicos visitados, as crianças mostram preferência pelo Museu dos Caminhos-de-Ferro, de Lousado, sendo que, no ano lectivo que agora finda, este espaço foi visitado por 3435 alunos. Segue-se o Museu Bernardino Machado, com 2010 visitas. A Casa-Museu Camilo Castelo Branco recebeu 1345 crianças, logo seguida da Estação Arqueológica de Perrelos, com 1185 visitas. O Museu da Fundação Cupertino de Miranda registou 789 visitas, enquanto o Museu da Industria Têxtil acolheu 528. Por Fim, a Casa Museu Soledade Malvar recebeu 395 visitas.

Publicidade

Para a Rute Marlene, do 4.º ano da Escola do Cruzeiro, em Antas, a visita ao Museu dos Caminhos-de-Ferro foi "espectacular", pois proporcionou-lhe "uma viagem no tempo através dos comboios do século passado". Por sua vez, o João Carlos, também da Escola do Cruzeiro, de Antas, preferiu o Museu Bernardino Machado, tendo ficado "impressionado" com "os móveis e objectos antigos e a decoração do museu". Além disso, este aluno do 4.º ano é um grande admirador de Bernardino, "o homem que foi Presidente da República Portuguesa, por duas vezes, e que esteve exilado em França".

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...