O livro “Sociedade da Austeridade e Direito do Trabalho de Exceção”, da autoria de António Casimiro Ferreira, foi apresentado, no dia 15 de junho, na Casa da Cultura.

“Sociedade da Austeridade e Direito do Trabalho de Exceção” é o nome do livro de António Casimiro Ferreira, que apresentou a sua obra na Casa da Cultura da Trofa. A obra, segundo o autor, retrata “a vida dos portugueses nesta época de austeridade, e as suas consequências, designadamente no campo profissional”.

Durante a apresentação, António Casimiro Ferreira, sociólogo e investigador universitário, recordou que considera que “as medidas de austeridade têm um impacto determinante na vida profissional dos portugueses, porque ficam expostos a uma vulnerabilização extrema”. 

Assis Serra Neves, vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, aproveitou para elogiar o trabalho do investigador e professor universitário, lembrando a “pertinência do seu estudo sobre as consequências sociológicas que estão associadas à implementação das medidas de austeridade, especialmente na esfera laboral”.

Nesta cerimónia também marcaram presença Miguel Tavares, editor da obra, e António Vilar, amigo e colega do autor, que apresentou e introduziu a temática abordada no livro. “Esta foi mais uma iniciativa que projeta a Trofa no panorama cultural nacional, dando provas da abertura do concelho ao exterior e da relevância das iniciativas organizadas pela Câmara Municipal”, avançou fonte da autarquia. António Casimiro Ferreira é Doutorado em Sociologia do Estado e do Direito pela Universidade de Coimbra, sendo atualmente professor auxiliar da Faculdade de Economia e investigador do Centro de Estudos Sociais da mesma Universidade. Em 2006, foi distinguido com o Prémio Agostinho Roseta. Em paralelo é coordenador do Núcleo de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e co-coordenador do Programa de Doutoramento Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI. Entre 1999 e 2002 foi assessor do secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional e do ministro do Trabalho e Solidariedade Social.

 {fcomment}