quant
Fique ligado

Edição 488

Cartoon e desenho humorístico de José Sarmento em exposição

Avatar

Publicado

em

Até ao dia 3 de outubro, a exposição individual sobre cartoon e desenho humorístico do trofense José Sarmento vai estar patente na Casa Museu Soledade Malvar, em Vila Nova de Famalicão.

 

“Passos e a Troika introduziram um novo conceito de Verão em Portugal … férias … em regime de duodécimos!!!” Esta é uma tira do trabalho O Pimpolho, que figura nas paredes da Casa Museu Soledade Malvar, em Vila Nova de Famalicão.

Publicidade

Trata-se da exposição individual sobre cartoon e desenho humorístico de José Sarmento, que apresenta alguns dos seus muitos trabalhos, entre eles “O Pimpolho”, “Toninho Australopiteco”, “Os Manéis”, “Cartonices”, “Pintas e Carapinhas”. Segundo o autor trofense, a mostra é uma “sequência do trabalho” que faz e que julga ter “interesse ser apresentado”, pois é “uma forma diferente de chegar ao público, uma vez que há uma ligação mais próxima ao autor”. A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 17.30 horas.

José Sarmento contou que esta paixão surgiu “em 1996”, quando tinha 28 anos, quando começou a fazer “uma experiência gráfica, em ateliers de pintura e de técnicas”, “surgiram os bonecos”. “Achei engraçado e a partir daí nunca mais parei”, declarou.

O seu trabalho aborda “temas diversificados”, como “desporto, política e economia” desde que “chame mais atenção ou crie mais impacto”. “Em primeiro lugar tenho que alcançar o texto, a par daquilo que se passa a nível de desporto, economia e política, ter um olhar crítico e selecionar um texto, fazê-lo de maneira a ter aquela cadência própria para o tipo de trabalho que é e depois o desenho vai na prática ilustrar. Tenho as personagens criadas e vou adaptando, fazendo os fundos para as situações em concreto”, explicou.

José Sarmento mencionou que os seus trabalhos “já saíram um pouco por todo o país em diversos jornais”, colaborando atualmente com alguns jornais regionais e um “português que é publicado na Suiça”. Além disso, figuram em páginas online dedicadas ao cartoon e desenho humorístico.

Caso tenha ficado com curiosidade, esteja atento aos trabalhos do trofense, através das páginas sarmento-news.blogspot.com, opimpolho.no.sapo.pt, facebook.com/pages/José-Sarmento e josesarmento.blogspot.com.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...