quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Cantinho da Saúde: Tenho de esperar 3 horas para ir à água depois de comer?

Quem nunca ouviu algum pai ou avô dizer a uma criança que depois de comer, teria de esperar três horas para ir à água para não ter uma paragem da digestão?

Avatar

Publicado

em

Assim como muitos mitos, como aquele que diz que “laranja, de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata”, também há um que permanece há várias gerações e que mais se ouve durante o verão. Quem nunca ouviu algum pai ou avô dizer a uma criança que depois de comer, teria de esperar três horas para ir à água para não ter uma paragem da digestão?

É importante perceber que uma paragem de digestão pode acontecer tanto logo após uma refeição, como passadas duas ou três horas, uma vez que o que está em causa não é o facto de o corpo estar em processo digestivo, mas sim o choque térmico. O problema está na relação entre a temperatura a que estiver a água e a temperatura do corpo.

Publicidade

E sobre a paragem da digestão, muito se diz sobre a sua forte letalidade. Mais uma vez, mito desmentido pelos especialistas. Ao site Viral, o médico João Ramos explica que ninguém morre por causa disso, podendo sofrer dores abdominais, náuseas, vómitos e, em alguns casos, cefaleias.

Os cuidados a ter antes de entrar na água devem focar-se na “habituação gradual do corpo à temperatura e à entrada na água de forma mais lenta e progressiva”. Desta forma, evita-se o choque térmico, “que acontece mais frequentemente quando mergulhamos de cabeça estando em plena digestão”.

“O processo fisiológico depende do que se comeu, do quanto se comeu e bebeu, da temperatura ambiente, de características muito próprias de cada indivíduo e da temperatura da água”, reforça o médico, que adianta que “é diferente comer meio leitão ou um peixe grelhado e salada” ou “consumir bebidas alcoólicas ou sumo de fruta ou água”.

Sobre a teoria de que ir à água logo após a refeição pode provocar afogamento, devido à grande probabilidade de sofrer cãibras, não há qualquer evidência científica que a sustente.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...