“Foi uma jornada fantástica em que seguimos os passos do romancista Camilo Castelo Branco no Porto, visitando locais emblemáticos e repletos de história”. Foi desta forma que a presidente da Universidade Sénior de Vila Nova de Famalicão (USF), Fernanda Costa, definiu a visita de estudo realizada pelos alunos da USF à cidade do Porto, na passada sexta-feira.
“Depois de, no ano passado, termos efectuado uma visita de estudo ao concelho de Vila Real, em Trás-os-Montes, onde Camilo passou parte da sua infância e adolescência, decidimos agora dar continuidade ao roteiro seguindo a vida do romancista até ao Porto, por onde passou e onde esteve preso na cadeia da Relação do Porto, devido ao seu romance com Ana Plácido”, acrescentou Fernanda Costa.
A acompanhar a visita de estudo esteve o técnico da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, José Manuel Oliveira, que desvendou as histórias associadas a cada local visitado.
O edifício da ex-cadeia da Relação do Porto, que acolhe actualmente o Centro Português de Fotografia, a centenária Livraria Lello e a Ribeira do Amor de Perdição, foram alguns dos locais visitados.