

Trofa
Câmara substitui operadoras de transporte publico e vai transportar gratuitamente
Na próxima segunda-feira, 18 de maio, a Câmara Municipal da Trofa inicia um novo serviço destinado a colmatar a ausência de carreiras de transportes públicos nas freguesias de Alvarelhos, Guidões e parte da freguesia do Muro, garantindo o funcionamento ajustado aos horários escolares.
Numa altura em que muitos setores retomam o seu funcionamento e muitos alunos regressam à escola, a Câmara Municipal da Trofa decidiu avançar com duas “linhas de reforço de transportes locais”. A partir de segunda-feira, a Autarquia vai disponibilizar gratuitamente autocarros, que farão os percursos Muro > Interface|Estação Ferroviária da Trofa (e percurso contrário) e Alvarelhos/Guidões > Interface|Estação Ferroviária da Trofa (e percurso contrário).
“Com a diminuição de passageiros nas freguesias de Alvarelhos, Guidões e parte da freguesia do Muro, devido à pandemia e ao encerramento das escolas, as empresas privadas que faziam as carreiras de transportes públicos nestas zonas deixaram de operar, por considerarem que este serviço deixou de ser economicamente vantajoso. Esta decisão unilateral e injusta, fez com que a população destas freguesias ficasse sem forma de se poder deslocar, seja para ir às compras, para ir trabalhar ou agora para ir para a escola”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.
Para suprir esta carência grave, a Câmara Municipal da Trofa vai assegurar dois trajetos de transportes, que irão decorrer de forma ajustada aos horários escolares, permitindo o transporte dos jovens que regressam à escola a partir de segunda-feira, em particular, mas servindo também toda a população daquelas freguesias.
Os horários estão disponíveis nas paragens destes dois percursos, e nas plataformas online da Câmara Municipal, bem como nas juntas de freguesia abrangidas. Mais informações sobre este serviço podem ser obtidas através do número 252 409 290 e do e-mail geral@mun-trofa.pt .
Trofa
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
Conheça aqui os artistas que vão atuar na ExpoTrofa.

Já são conhecidos os artistas que vão animar as noites da ExpoTrofa.
A realizar-se de 6 a 10 de julho, o certame terá a animar as noites de quarta a sábado Augusto Canário, Banda Myllenium, a Orquestra Urbana da Trofa e Zé Amaro. A noite de domingo estará preenchida com o tradicional desfile de moda.
Em 2022, a ExpoTrofa regressa de um interregno de dois anos devido à pandemia, e fica marcado por algumas novidades, desde logo o local onde se realizará.
Da zona envolvente da estação, o certame passa para a Alameda da Estação, no coração da cidade da Trofa, com apenas cinco dias de duração, em vez dos tradicionais nove. A programação cultural passa para a responsabilidade da Câmara Municipal e não das juntas de freguesia, como aconteceu até 2019.
Trofa
Escrita com Norte: O jogo de(mora) uma vida

Não sei se devia ambicionar mais da vida (talvez ser um senhor), mas na verdade, o que anseio, semana após semana, desde há muitos anos, é pelo domingo de manhã, onde às 11 horas, sem falta, nas coordenadas – Latitude: N 41º 20′ 26” Longitude: W 8º 32′ 40” – acontece o nosso jogo da bola. É um enorme acontecimento, não pelo futebol praticado (são sete “mancos” contra seis “mancos”, mais eu), mas pelo facto de que quando digo o “nosso jogo” é a forma de ainda nos encontrarmos! Se bem que após alguns falhanços, de um ou de outro, de baliza aberta, passo bem a semana sem os ver!
O jogo deste último domingo, dentro da sua espectacularidade singular, foi mais um igual aos outros…o jogo começa às 11, mas em campo ainda só estão o Miguel e o Mário, no balneário, o Rodrigo está a tirar a roupa e o telefone toca…é o Quim. O Quim está na bomba de gasolina onde deixou o carro para lavar e aspirar e precisa de boleia.
– Não te posso ir buscar, estou a equipar-me – responde o Rodrigo.
Do outro lado, o Quim diz algo ao qual o Rodrigo responde, – O Calheiros também não pode, está de trusses.
Devido a fortes laços familiares, o Miguel, que está no campo, interrompe o aquecimento e vai buscar o cunhado, apesar de não gostar de jogar com ele, mas adora ver o sobrinho que acompanha sempre o pai.
Chateado, o Cabral, que joga no lado do “inimigo”, resmunga – A vossa equipa ainda não está cá?!
(da equipa dele ainda faltam dois)
Já com quase todos em campo, chega o Miguel a resmungar com o Quim, devido aos fortes laços familiares, mas sorri quando olha para o sobrinho que dá razão ao tio.
– Agora que estamos todos, vamos começar?! – diz o Cabral, perguntando.
– Esperai um bocado! – diz o Edu, enquanto entra em campo. Afinal ainda faltava um jogador… adversário.
Enquanto o Edu aquece, o David vem ter comigo para me transmitir a mensagem errada. Em vez de dizer, “Admiro todo o teu virtuosismo técnico e táctico”, queixa-se, “Passei a semana com dores na perna e a tomar medicação, por causa de um “cacete” que me deste.” Lembro-me de nesse jogo ele me ter dado três “cacetes”…faz parte!
O Edu termina o aquecimento e estamos prontos para começar, são 11h15m e a parte boa é que estamos a aguentar o empate…costumamos não ganhar!
Havendo duas bolas, alguém decidiu complicar o que estava complicado para começar, perguntando – Com que bola jogamos?
Quase todos queriam jogar com a bola branca e eu proponho jogar com a azul. A branca é demasiado redonda, enquanto a azul é ligeiramente ovalizada, sendo mais propícia à qualidade técnica da maioria!
Hilário, que toma conta do campo, avisa-nos, “Hoje o jogo tem que acabar mesmo ao meio-dia. Tenho que ir a um sítio!”.
Perante a informação e tendo o jogo ainda não começado, senti que apesar de correr o risco de pagar para fazer apenas o aquecimento, poderíamos aguentar o empate se o jogo não chegasse a começar!
Mas começou, e logo parou com uma dúvida do Sá – Afinal aonde jogo? No meio campo ou a lateral?
(Sim, ainda há coisas que não conseguimos definir antes de o jogo começar)
Quim, o “Presidente” do grupo, põe o Sá a avançado e o jogo recomeça já quase no fim!
Chegou a haver esperança no empate!
Cronista escreve de acordo com a antiga grafia

-
Trofa7 dias atrás
Professora agredida por aluno em Covelas (atualizada)
-
Trofa7 dias atrás
Professora agredida por aluno em Covelas está a substituir a titular de turma
-
Trofa4 dias atrás
Incêndio em indústria na Maganha, Santiago de Bougado, Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Posto de abastecimento do Intermarché abre amanhã com serviço 24H
-
Trofa2 semanas atrás
Mais de 100 bombeiros no combate às chamas
-
Trofa17 horas atrás
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
-
Desporto2 semanas atrás
Open Kyokushin regressa à Trofa a 21 de maio
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio na zona da A3 entrou em rescaldo