quant
Fique ligado

Ano 2010

Câmara Municipal da Trofa mostrou Concelho e região Norte a Estudantes e Professores da Alemanha, Áustria, Turquia, Espanha e Portugal

Avatar

Publicado

em

 A Câmara Municipal da Trofa, numa acção de apoio ao CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), recebeu, no passado fim-de-semana, 30 alunos e professores da Alemanha, Áustria, Espanha e Turquia, integrados num Projecto Europeu de criação de um protótipo no âmbito do programa Leonardo Da Vinci.

A Trofa recebeu a 5ª reunião de trabalho do projecto, onde os grupos procederam à montagem do protótipo e efectuaram os ajustes que foram necessários para a sua concretização. Este projecto permitiu, assim, uma fácil permuta de conhecimentos e culturas.

Publicidade

Paralelamente, os 30 visitantes aproveitaram também a sua estadia para conhecer o Concelho da Trofa e as suas particularidades, bem como a região Norte de Portugal.

Assim, a Câmara Municipal da Trofa deu as Boas Vindas aos alunos estrangeiros, nas instalações do CENFIM, na manhã de Sábado, através do Vice-Presidente da Autarquia, José Magalhães Moreira. Posteriormente os alunos e professores, que integraram esta comitiva, foram visitar a Romaria de S. Gonçalo, almoçando na Freguesia de Covelas, acompanhados pelo Vice-Presidente Magalhães Moreira e pela Vereadora da Educação, Maria Teresa Fernandes. A comitiva de austríacos, alemães, turcos e espanhóis apreciou as características ainda muito tradicionais da Festa do S. Gonçalo, tendo visitado a Capela e as várias tasquinhas. A visita organizada pela Câmara Municipal da Trofa seguiu depois para Guimarães, onde os estudantes puderam conhecer o Paço dos Duques e o Castelo, percebendo o importante papel do Concelho Vimaranense, enquanto cidade berço da nacionalidade. No regresso, os convidados tiveram também a oportunidade de conhecer as cidades costeiras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Os alunos foram sempre acompanhados durante esta visita guiada à região pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Magalhães Moreira.

O Dia patrocinado pela Câmara Municipal da Trofa, terminou de volta ao Concelho Trofense, com a realização de um jantar festa no restaurante “Julinha”, que decorreu animado e durante o qual, a Presidente da Câmara Municipal, Joana Lima, ofereceu aos jovens estudantes e professores da Alemanha, Áustria, Espanha, Turquia e Portugal a peça de Cerâmica identificativa do Concelho – a TROFA. Desta forma, a Peça que representa a História local começou a sua internacionalização, levando o património trofense além fronteiras.

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, elogiou o projecto desenvolvido por estes jovens e desejou a todos as maiores felicidades, para que esta acção conjunta consiga alcançar os objectivos propostos. Como responsável pelo CENFIM, Branco Rodrigues agradeceu o apoio e a parceria da Câmara Municipal que tornou possível este intercâmbio estudantil e cultural.

A Câmara Municipal da Trofa recebeu com hospitalidade e simpatia os visitantes, dando a conhecer a história e cultura local. Desta forma, esta iniciativa tornou-se numa oportunidade para engrandecer e divulgar o Concelho da Trofa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...