quant
Fique ligado

Ano 2010

Bombeiros da Trofa criam equipa cinotécnica

Avatar

Publicado

em

Bombeiros Voluntários da Trofa criam equipa cinotécnica para ajudar na busca e salvamento de pessoas.

Uma pessoa desaparecida num desmoronamento de um edifício motivou a actuação da equipa cinotécnica dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Os guias soltam os cães e estes farejaram até encontrar uma mulher caída atrás de uma porta.

Este podia ser o procedimento de uma operação de salvamento protagonizada pela equipa cinotécnica que a corporação está a criar, no entanto os guias e os cães ainda estão em formação. No sábado, na Trofa, os formandos dos Bombeiros de Vila do Conde, Riba d’Ave e Amarante juntaram-se aos do concelho para mais um exercício.

“Aquilo que se pretendeu foi, mais uma vez, treinar este grupo que está em formação. Depois vão ter, durante aproximadamente um ano, um trabalho de aprofundamento de técnica, tendo em vista dispor de uma ferramenta que é rápida a localizar pessoas perdidas em grandes áreas, em espaços abertos ou fechados”, explicou Rui Silva, Chefe dos Bombeiros de Vila do Conde e presidente da Associação Portuguesa de Cães de Busca e Salvamento.

E porque “o cão não mente” e faz apenas aquilo “para que está treinado e preparado” esta equipa, formada recentemente, não pode descurar os treinos. “A Trofa tem todas as hipóteses de desenvolver este trabalho, porque está muito bem lançada e espero que durante este período de formação fiquem criados os alicerces e as condições para que depois estes voluntários desenvolvam um excelente trabalho no futuro”, acrescentou.

Filipe Coutinho, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários da Trofa, também se mostrou satisfeito com criação desta equipa: “Fica aqui demonstrado mais uma vez o empenho e a dedicação da corporação da Trofa para aperfeiçoar técnicas e conhecimentos para a ajuda à população do concelho”.

E os cães não fazem apenas trabalho de busca e salvamento: “Têm um papel muito importante na dinamização de um corpo de Bombeiros, são excelentes para comunicar com a população escolar e têm outras vertentes sociais”.

Brownie, Fany, Bill e Kitty – de raças pastor alemão e labrador – são os nomes dos elementos de quatro patas que vão integrar esta equipa. Apesar de ainda estarem em formação, os cães aprenderam, nesta aula, a ladrar assim que encontram a vítima. Quanto aos guias souberam premiá-los da melhor forma … brincando.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...