quant
Fique ligado

Ano 2007

Bombeiros da Trofa assinalaram aniversário

Avatar

Publicado

em

bombeiros-2.jpg

No Dia Municipal do Bombeiro, em que se assinalou o 31 º aniversário dos Bombeiros Voluntários da Trofa, o Comandante João Silva passou ao quadro de Honra, numa cerimónia cheia de emoção e em que as palavras foram poucas para descrever o empenho do Comandante João, como era carinhosamente chamado pelos seus homens. Federação dos Bombeiros, Governo Civil, autarquia e muitas outras instituições homenagearam o comandante João e os bombeiros da corporação da Trofa, pelo trabalho desinteressado em prol dos outros ao longo de três décadas.

"Esta Associação Humanitária é um exemplo para todas as outras". Foi desta forma que Isabel Oneto, Governadora Civil do Distrito do Porto classificou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, na sessão solene do 31ºaniversário da corporação. A Governadora Civil realçou o importante trabalho desenvolvido por mulheres e homens que dia após dia, ano após ano, trabalham em prol dos outros sem esperar nada em troca, na defesa da vida e do património. Isabel Oneto assegurou que "o futuro das corporações de bombeiros passa pela formação dos seus efectivos, dignificando os soldados da paz e afirmou que a farda dos Bombeiros é para ser respeitada como qualquer outra farda, o que muitas vezes não acontece". A Governadora asseverou que "essa formação é, de certa forma das instituições governamentais e das cÂmaras municipais que têm obrigação de dotar os bombeiros de meios para que as equipas de socorro desempenhem, de forma eficaz a sua missão". Oneto salientou ainda a intenção de "dar a possibilidade aos bombeiros de obterem a equivalência ao 12 º ano de escolaridade, para que possam usufruir do título que a actividade e a experiência lhes proporciona". bombeiros-2.jpg

A finalizar a Governadora frisou que "os bombeiros do Distrito do Porto são um exemplo para os do país e os da corporação da Trofa são um exemplo para os bombeiros do distrito".

Na sessão solene foram homenageados alguns soldados da paz, com a medalha de Mérito Municipal Grau Bronze, Grau Prata e Grau Ouro, pela dedicação e trabalho prestado à população. O Comandante João Silva, José Azevedo, Paulo Moreira, Horácio Oliveira, Américo Cerdeiras, Fernando Martins e António Moreira foram alguns dos homenageados.

Também Alberto Costa, segundo Comandante Operacional Distrital do Centro Distrital de Operações e Socorro, e Comandante dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, elogiou o trabalho que tem permitido que "o concelho da Trofa seja um dos que regista um baixo índice do número de ignições e de área ardida", frisando que "a Trofa é um caso de sucesso. O responsável salientou ainda que "a operacionalidade dos Bombeiros da Trofa viu-se na formatura que fizeram mostrando o brio que as mulheres e homens da Trofa têm no seu serviço".

Durante as comemorações do aniversário da corporação da Trofa, o Comandante João Silva foi homenageado pelo empenho com que sempre trabalhou para a comunidade, e nesta altura por motivos de saúde, se vê obrigado a passar ao Quadro de Honra, foi elogiado por todos, recebendo várias lembranças. Bernardino Vasconcelos presidente da Câmara Municipal da Trofa, não poupou elogios a João Silva, que "há 30 anos ingressou nesta corporação, como motorista e que até agora deu o seu melhor no trabalho voluntário". Vasconcelos recordou a "mobilização de vontades que em 1976 permitiu a criação desta corporação de bombeiros", salientando "o mérito do trabalho desenvolvido pelos soldados da paz, que em situações quase sempre muito difíceis fazem o seu trabalho".

Já Joana Lima, deputada da Assembleia da República traduziu a sua homenagem aos bombeiros da Trofa em apenas três palavras: "parabéns, obrigada e felicidades. Parabéns pela passagem do 31º aniversario, obrigada por terem posto o interesse da população Trofense em primeiro lugar em detrimento da vossa família e felicidades para o futuro, continuem com dedicação e emprenho na vossa actividade".

Como presente de aniversário a Câmara Municipal ofereceu aos Bombeiros da Trofa um Kit de socorro e um equipamento de treino e salvamento em poços e um conjunto de empresas da região como a Ricon, Litel, Eurico Ferreira, Irmãos Vila Nova, Paulo Serra, Plastrofa e Trifitrofa ofereceram uma viatura para transporte de doentes.

Na festa de aniversário participaram as corporações de Santo Tirso, Tirsenses, Vila das Aves, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e a corporação dos Bombeiros de Portimão que não quiseram deixar de cantar os parabéns aos Bombeiros da Trofa por três décadas de dedicação.

 

Publicidade

 

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...