quant
Fique ligado

Edição 450

Bolo-rei tradicional a concurso na Trofa

Avatar

Publicado

em

O cheiro do açúcar e das frutas caldeadas invadiu o olfato de quem passava pelo corredor do Centro Comercial da Vinha, onde está situada a Prodoce – Dicas de Festa. A proprietária da loja decidiu testar os dotes culinários de quem enfeita a mesa de natal com o bolo-rei.

Textura, paladar, aroma e decoração. Estes foram os critérios de avaliação do Concurso de Bolo-rei promovido pela Prodoce – Dicas de Festa, no Centro Comercial da Vinha, na tarde de sábado, 30 de novembro.

A concurso estiveram dez exemplares que foram avaliados por um júri composto por Paulo Alves, formador de cake design, Óscar Costa, representante da empresa Doce Fruta, e Hermano Martins, diretor do jornal O Notícias da Trofa e da TrofaTv. O bolo-rei número dez, pertencente à Sweetcake, situada na Maganha, em Santiago de Bougado, foi o vencedor, pela conjugação dos critérios. Seguiram-se os doces da Pastelaria Corina e de Susana Dias, que completaram o pódio, respetivamente.

O júri decidiu ainda galardoar o bolo-rei com melhor paladar e aroma, que pertencia a Fernanda Ferreira.

“Para mim foi uma experiência fantástica na Trofa e fiquei surpreendido com o produto final, tivemos muito bons bolos-reis”, afirmou Paulo Alves, que salientou o facto de “nem sempre aquele que tem a melhor textura tem a melhor qualidade em termos de sabor”. “Acabamos por avaliar um que conjugava, quase na totalidade, as quatro características”, acrescentou.

Já Óscar Costa considera que o concurso mostrou que “apesar da crise, o bolo-rei está presente na mesa dos portugueses e que, cada vez mais, as pessoas optam por fazê-lo em casa”.

Para os jurados, esta iniciativa foi uma boa forma de valorizar o doce e a importância de o preservar com as características de origem. “Temos de louvar o que é tradicional, porque é uma característica que se está a perder ao longo dos tempos, em que tudo é industrializado, na chamada pastelaria de saco”, sublinhou Paulo Alves.

À pouca adesão das pastelarias respondeu a participação em bom número de populares. Manuela Machado, proprietária da Prodoce – Dicas de Festa, assinalou a presença de “muitas donas de casa”. “Certifiquei-me que as pastelarias tivessem conhecimento, mas por algum motivo acharam que não seria importante participar, obter o primeiro lugar e a fama de ter o melhor bolo-rei das redondezas”, asseverou.

Já sobre a vencedora, para Manuela Machado “era de esperar” que obtivesse uma boa classificação, uma vez que “faz boas massas e bolos, tanto em aspeto como em recheio”.

Depois da experiência com os bolos-reis, a Prodoce já pensa no próximo concurso, desta vez para avaliar pães-de-ló, indo ao encontro de várias solicitações durante a promoção da iniciativa.

Publicidade

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...