quant
Fique ligado

Ano 2010

Bispo do Porto apresenta filme de Manoel de Oliveira em Famalicão

Avatar

Publicado

em

O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, recentemente agraciado com o Prémio Pessoa 2009, é o próximo convidado da iniciativa “Um Livro, Um Filme”, que se realiza no próximo dia 26 de Fevereiro, a partir das 21h30, no Centro de Estudos Camilianos, estrutura da Casa-Museu de Camilo Castelo, em Vila Nova de Famalicão.
Promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a iniciativa decorre sempre na última sexta-feira de cada mês contando com a presença de uma personalidade da cultura portuguesa para escolher e comentar um filme, preferencialmente adaptado de uma obra literária.
Neste âmbito, o Bispo de Porto escolheu a película “Palavra e Utopia, um filme de Manoel de Oliveira”. O filme de produção nacional, remete para o ano de 1663, quando o Padre António Vieira é chamado a Coimbra para comparecer diante do Tribunal do Santo Ofício, a terrível Inquisição. As intrigas da corte e uma desgraça passageira enfraqueceram a sua posição de célebre pregador jesuíta e amigo íntimo do falecido rei D. João IV.
Perante os juízes, o Padre António Vieira revê o seu passado: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Bahia, a sua ligação à causa dos índios e os seus primeiros sucessos no púlpito. Impedido de falar pela Inquisição, o pregador refugia-se em Roma, onde a sua reputação e êxito são tão grandes que o Papa concorda em não o retirar da sua jurisdição. A rainha Cristina da Suécia, que vive em Roma desde a abdicação do trono, prende-o na corte e insiste em torná-lo seu confessor. Mas as saudades do seu país são mais fortes e Vieira regressa a Portugal. Só que a frieza do acolhimento do novo rei, D. Pedro, fazem-no partir de novo para o Brasil onde passa os últimos anos da sua vida.
 
PERCURSO DE D. MANUEL CLEMENTE
 
D. Manuel Clemente, 62 anos, é natural da Freguesia de S. Pedro e S. Tiago, Torres Vedras. É Bispo da Diocese do Porto, desde Fevereiro de 2007, tendo sido, anteriormente, bispo auxiliar de Lisboa. Licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa e, depois de ter ingressado no Seminário Maior dos Olivais, volta a diplomar-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). É doutorado em Teologia Histórica, desde 1992, e tem diversas obras literárias publicadas. Continua ligado ao ensino dando aulas na UCP, onde também dirige o Centro de Estudos de História Religiosa. Participa regularmente no programa Eclesia, da RTP2, e é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
D. Manuel Clemente tem ainda vários livros e estudos sobre temas das áreas de História, Teologia e Pastoral, publicados em edições e revistas da especialidade.
O Bispo do Porto foi agraciado com o Prémio Pessoa 2009, o galardão com maior valor monetário atribuído em Portugal (60 mil euros).
 
FICHA TÉCNICA
 
CINEMA
CICLO “UM LIVRO, UM FILME”
Convidado: Bispo do Porto, D. Manuel Clemente
Filme: “A Palavra e a Utopia”, de Manoel de Oliveira (2000)
Local: Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão
Data e hora: 26 de Fevereiro de 2010, às 21h30
Acesso: Entrada livre até ao limite do auditório (150 lugares)

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...