Os utentes da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão podem, durante o mês de Agosto, requisitar obras literárias durante um período de 30 dias, em vez dos habituais 15 dias. Com esta medida, a Biblioteca Municipal possibilita aos seus leitores a oportunidade de levarem os livros para as férias, sem terem a preocupação de os entregar no prazo de 15 dias.

 Romances, poesia e guias de viagem são os temas propostos para os dias de descanso dos leitores famalicenses.

Entretanto, até ao dia 3 de Setembro, a Biblioteca Municipal de Famalicão adopta o horário de Verão, encerrando aos sábados. Às segundas, a biblioteca funciona entre as 14h00 e as 18h00, e de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30.

A Biblioteca Municipal está localizada junto ao Parque de Sinçães, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, sendo constituída por diversos espaços adequados aos vários níveis etários e tipos e suportes de leitura e informação, tais como: sala de leitura geral e de periódicos; secção infanto-juvenil; secção de audio-visuais; fundo-local. Possui ainda depósitos de difusão e conservação, bar e sala polivalente com capacidade para 170 pessoas.