quant
Fique ligado

Ano 2010

Autocarro “amigo do ambiente” moderniza frota dos Transportes Urbanos de Famalicão

Avatar

Publicado

em

 A frota dos Transportes Urbanos de Vila Nova de Famalicão (TUF) foi reforçada com a aquisição de um novo autocarro “amigo do ambiente”. O novo veículo, que foi apresentado, esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, pelo responsável pelos TUF, Manuel Oliveira e pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, implicou um investimento de 190 mil euros e distingue-se essencialmente pela eficiência energética.
Seguindo as novas directrizes ambientais da União Europeia, o autocarro está equipado com um filtro EEV (Enhanced Environmentally) que reduz as emissões de gases para a atmosfera e que “o torna mais eficiente do que um autocarro a gás”, como explicou Manuel Oliveira. De acordo com o responsável dos TUF, “Vila Nova de Famalicão é a primeira cidade a receber um veículo com estas características energéticas”.
Com 97 lugares, incluindo o espaço para uma cadeira de rodas, o autocarro destaca-se ainda pela acessibilidade a pessoas com deficiências motoras. Neste âmbito, destaque para a existência de uma rampa de acesso a cadeira de rodas e o piso baixo em toda a sua extensão.
A compra do novo autocarro insere-se no plano de modernização da frota dos TUF que envolveu nos últimos cinco anos a aquisição de quatro novas viaturas, incluindo um midi-urbano, a bio-diesel.
Satisfeito com os resultados obtidos pelos TUF, Armindo Costa considerou que a aquisição do novo autocarro “é um investimento importante no ambiente e na qualidade de vida das pessoas”. “O objectivo é que os famalicenses utilizem cada vez mais os transportes públicos e cada vez menos os seus automóveis”, acrescentou o edil.
O edil famalicense elogiou ainda a cooperação estratégica mantida entre a Câmara Municipal e os TUF e que tem permitido a modernização e o reforço da frota.
Numa medida de largo alcance social, a autarquia assegura todos os meses a aquisição de cerca de dois mil passes seniores que depois são distribuídos pela população idosa do concelho, a preços acessíveis. Desta forma, a Câmara Municipal cria condições para uma melhor mobilidade das pessoas idosas em todo o território do concelho, apoiando financeiramente os TUF.
Refira-se que a frota dos TUF é actualmente constituída por 15 autocarros que servem um total de 19 freguesias da zona urbana e sub-urbana do concelho famalicense.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...