Para o ano lectivo de 2007/2008, os custos com transportes escolares, suportados pela Câmara Municipal de Santo Tirso ultrapassam o milhão de euros. Ao certo, trata-se de um investimento de 1 milhão e 100 mil euros que vai proporcionar transportes e deslocações escolares para cerca de 3.500 alunos.

 O Plano de Transportes Escolares do Concelho de Santo Tirso para o ano lectivo 2007/2008, cumpre as disposições legais do Decreto-Lei nº 299/84, de 5 de Setembro, e envolve mais de 40 itinerários assegurados por carreiras públicas exploradas por empresas de transportes, circuitos feitos por mini-autocarros da Câmara Municipal de Santo Tirso e itinerários efectuados por táxis, destinados ao transporte de alunos deficientes, impossibilitados de utilizarem o transporte público e residentes a mais de quatro quilómetros do estabelecimento de ensino.

O custo da rede de transportes escolares foi calculado com base no preço do passe, estando incluídas despesas com circuitos efectuados com os autocarros da Autarquia e com o percurso dos táxis. No que concerne aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, a Autarquia suporta todos os custos na totalidade, enquanto que os jovens do secundário têm uma comparticipação de 50%.