quant
Fique ligado

Ano 2010

Autarquia inaugura duas bibliotecas escolares

Avatar

Publicado

em

biblioteca-escolar_arquivo

biblioteca-escolar_arquivo 

Entre 1 e 5 de Março, o concelho da Trofa torna-se na capital da leitura com inúmeras iniciativas alusivas ao tema, com destaque para a inauguração de novas bibliotecas escolares e a apresentação do Plano Concelhio de Animação de Leitura.

Promover hábitos de leitura entre os trofenses e “de forma lúdica, recreativa, pedagógica e enriquecedora” entre os mais novos é o objectivo da autarquia trofense, que está a promover a Semana da Leitura 2010, em parceria com os três Agrupamentos de Escolas da Trofa, bem como com a Escola Secundária da Trofa.

No dia 1 de Março serão inauguradas duas Bibliotecas Escolares, a da EB1/JI de Bairros, às 14 horas, e a da Escola EB1/JI de Cedões, às 16 horas. O Plano Concelhio de Animação da Leitura, do Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas, é apresentado no mesmo dia, pelas 21 horas, no pavilhão desportivo de S. Romão do Coronado. Concebido através de um protocolo entre a Câmara Municipal da Trofa, o Plano Nacional de Leitura e a Casa da Cultura da Trofa, o Plano Concelhio de Animação da Leitura pretende dinamizar as bibliotecas escolares e “criar condições para que, associado à leitura que o professor realiza em contexto de sala de aula, seja desenvolvido um trabalho exploratório, pelos alunos, através de diferentes linguagens como o teatro, a música e as artes plásticas”, de acordo com nota da autarquia enviada à imprensa.

No dia 2 de Março, pelas 10.15 horas, Ivo Machado e António Sousa apresentam, no anfiteatro da Escola Secundária da Trofa, o espectáculo “Momentos melopoéticos: música e poesia em língua portuguesa”. No dia seguinte, tem lugar a apresentação do Plano Concelhio de Animação da Leitura, do Agrupamento de Escolas da Trofa, na Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, às 10 horas.

No dia 5 de Março, às 10 horas, é a vez do Agrupamento de Escolas do Castro apresentar o Plano Concelhio de Animação da Leitura, no Salão Paroquial de Alvarelhos, onde subirá ainda ao palco o espectáculo “Miragem de Saudades: a poesia de Agostinho da Silva”, um projecto musical em torno da obra do autor. Paralelamente, irão decorrer as iniciativas “Leituras em videoconferência” e “Poemas com ritmo”.

As autoras Inês Pupo e Maria do Céu Nogueira irão participar no “Encontro com escritoras”, onde os interessados têm a oportunidade de saber um pouco mais sobre as convidadas e colocar questões às mesmas. Os trofenses poderão, ainda, assistir ao espectáculo “O Feitiço da Birra”, retirado do livro infantil da autoria de Laura Rodrigues, que pretende estimular nos mais novos valores sociais importantes.

Com a inauguração de mais duas bibliotecas escolares, no âmbito da Semana da Leitura 2010, as escolas EB1/JI de Cedões e EB1/JI de Bairros passam a integrar a rede de bibliotecas escolares do concelho da Trofa. “Os novos espaços vão funcionar em articulação com outras bibliotecas escolares, com os professores e mesmo com as próprias famílias das crianças assumindo-se, assim, como um centro de recursos de extrema importância para a formação dos mais novos”, informa a autarquia.

Espaços de lazer e aprendizagem, as bibliotecas escolares constituem uma mais-valia, para mostrar aos mais novos a importância da leitura e, enquanto parte fundamental das escolas, estas valências fomentam nas crianças o gosto pelos livros, já que estes desempenham um papel importante na promoção do desenvolvimento cultural e científico.

Para a autarquia, esta “é mais uma iniciativa que traduz o investimento que a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Joana Lima, está a desenvolver, para que os estabelecimentos escolares locais tenham à sua disposição as melhoras infra-estruturas possíveis”. Na opinião da vereadora da Educação, Maria Teresa Fernandes, este projecto mostra “a preocupação constante da Câmara Municipal da Trofa em desenvolver campanhas de sensibilização e divulgação da leitura junto dos mais jovens”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...