quant
Fique ligado

Ano 2010

ASCOR foi ideia “feliz”

Avatar

Publicado

em

ascor

O centro de dia da Associação de Solidariedade Social do Coronado – ASCOR – conta já com 16 utentes em dois anos de funcionamento.

A ASCOR tem capacidade para 30 utentes, mas neste momento são 16 a usufruir do centro de dia. Ainda assim, Guilherme Ramos, presidente da direcção, garantiu que “é bom estar neste patamar, uma vez que, possivelmente, daqui a um ano o centro de dia estará a funcionar a cem por cento”. Se estas intenções se confirmarem, “talvez o centro de dia se auto-financie, sem necessidade de estar dependente de subsídios pontuais para que as coisas possam melhorar”, acrescentou.

“Cada vez mais sentimos que um centro de dia e, eventualmente, um lar são equipamentos essenciais em qualquer localidade”, atestou Guilherme Ramos. Por isso, e “considerando que esta zona não dispunha de qualquer infra-estrutura deste tipo”, a construção do centro de dia “foi das ideias mais felizes” que os responsáveis da associação tiveram.

“Esta oportunidade surgiu em 2002 e em boa hora eu a agarrei. Em conjunto com algumas pessoas, o projecto foi desenvolvido”, recordou Guilherme Ramos. Concluída a obra, o presidente da direcção fala de “um grande resultado que está à vista de todos e que funciona já há dois anos”.

Mesmo com o “sucesso” da ASCOR, o centro de dia ainda passa por algumas dificuldades: “É pena que os responsáveis da Segurança Social não cumpram com a sua parte e não apoiem esta actividade sem fins lucrativos, pois está essencialmente ao serviço daqueles que mais necessidade têm de ser acompanhados e de ser retirados de sua casa algumas horas do dia, até para poderem melhorar a sua qualidade de vida”.

Guilherme Ramos adiantou que o processo na Segurança Social “foi encaminhado e está concluído, mas “não passa daí”. “Não se consegue concretizar o acordo de colaboração, o que era extremamente importante porque, de certa forma, aliviava os encargos que são pedidos às famílias e permitiria atingir o limite de lotação, o que desta forma tem sido difícil”, lamentou o presidente da direcção.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...