quant
Fique ligado

Ano 2009

Árvore de Natal com 30 metros ilumina Famalicão

Avatar

Publicado

em

natal-famalicao

natal-famalicao

Uma árvore de Natal gigante com 30 metros de altura – o que corresponde a um edifício de 10 andares – é o grande ponto de atracção da iluminação natalícia deste ano, na cidade de Vila Nova de Famalicão. A árvore de Natal instalada na rotunda Bernardino Machado, no centro da cidade, é iluminada por milhares de pontos de luz em azul, branco e vermelho, através da tecnologia LED que, para além, do baixo consumo energético proporciona uma luz mais viva e brilhante.

De resto, até meados de Janeiro, milhares de pontos de luz iluminam as principais ruas da cidade, edifícios históricos e locais de comércio, desenhando símbolos natalícios de todas a cores. Para além da cidade, a iluminação de Natal embeleza ainda os centros urbanos das vilas de Joane, Riba de Ave e Ribeirão.

À decoração da luz e cor, junta-se ainda uma enorme passadeira vermelha que cobre o chão das principais ruas, dando as boas-vindas a quem passa e criando uma atmosfera atractiva nas artérias mais comerciais. A música natalícia completa o ambiente.

Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, “o principal objectivo da decoração natalícia é envolver toda a gente num espírito de alegria e solidariedade que caracteriza esta época do ano”. Por outro lado, com o empenho dos comerciantes pretende-se também “revitalizar e animar o comércio tradicional”.

 Neste sentido, a autarquia, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) e a Unidade de Gestão do Centro Urbano, “unem esforços para transformar a época natalícia num momento único de alegria e fantasia para todos os famalicenses”, acrescenta Armindo Costa, salientando que “para isso, a Câmara Municipal atribui um subsídio de 65 mil euros destinado à decoração das ruas, colocação de iluminação e música, promoção de actividades de divertimento, entre outras iniciativas”.
 
Comboio de Natal percorre ruas
 
Entretanto, a animação natalícia invadiu a cidade para alegria dos mais novos. O Comboio de Natal é já uma tradição no concelho e uma das principais atracções das crianças. Até dia 6 de Janeiro, durante as manhãs o comboio está reservado para as escolas e jardins-de-infância, que deverão efectuar marcação prévia. Durante as tardes e aos fins-de-semana os divertimentos estão ao serviço do Comércio Tradicional.

Ao efectuarem compras nos estabelecimentos os utentes do comércio recebem dos comerciantes aderentes as senhas que possibilitam andar no carrossel e no comboio turístico que percorre as diversas ruas do centro urbano da cidade. Com capacidade para 75 pessoas, o comboio circula entre as 10h00 e as 17h30, partindo sempre da Praça de D. Maria II.

Mas a animação natalícia inclui ainda concertos de rua e um desfile de Pais Natal, que se realiza no dia 18 Dezembro, pelas 15h00, saindo da Praça Álvaro Marques, junto ao edifício da Câmara Municipal e percorrendo algumas das principais ruas da cidade.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...