quant
Fique ligado

Edição 488

APVC promove voluntariado ambiental

Avatar

Publicado

em

A APVC – Associação para a Protecção do Vale do Coronado é uma das “13 entidades” que participa no projeto Embaixada da Água, desenvolvendo duas ações neste sábado e no dia 28 de setembro.

Uma “ação de voluntariado ambiental, com limpeza e manutenção da Poça Velha,” é uma das ações que a APVC vai desenvolver no âmbito da Embaixada da Água, que se trata de uma iniciativa do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), promovido pela Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto, Área Metropolitana do Porto, Pavilhão da Água e mais de trinta parceiros da região.

A limpeza e manutenção da Poça Velha, situada na Rua de Vila, no lugar de Outeiro, em S. Mamede do Coronado, decorrem entre as 9.30 e as 12.30 horas deste sábado, 13 de setembro. Segundo a APVC, a Poça Velha é “um dos mais antigos sistemas de contenção e distribuição de água tradicionais do Coronado”, que “ainda” está “ativa e ecologicamente sustentável, rega campos agrícolas e é ‘casa’ de muitos anfíbios, rico ecossistema”. “E, dali, as águas correm, abundantes, para o Ribeiro da Mamoa – e depois, Rio Leça”, acrescentou fonte da associação.

Esta atividade é de “acesso livre” a qualquer pessoa, estando a associação a aceitar “voluntários”. Para a ação, a APVC recomenda o “uso de botas de água (galochas), luvas e, se chover, impermeável, boa disposição e vontade em recuperar património agrícola”. Há ainda a “possibilidade de realizar almoço-picnic junto ao local, em ambiente campestre”.
Para mais informações pode contactar através do número 917 040 207 ou consultar o sítio http://embaixadadaagua.blogspot.pt.

Já para a manhã do dia 28 de setembro, entre as 9.30 e as 12.30 horas, há a segunda edição da caminhada Rota da Água no Vale do Coronado, “uma ‘viagem’ pelos vários pontos de interesse do património da água, no Coronado, com animação cultural e curtas intervenções sobre património, biodiversidade e mundo rural”. A caminhada, com um percurso de dez quilómetros, tem como ponto de partida e chegada a Igreja de S. Romão do Coronado. A “participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória”, através do número 917 040 207.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...