Formandos que concluíram o 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico com o apoio do TCA viram as suas competências reconhecidas com a entrega de um diploma.

Os olhares e os gestos deixavam transparecer o nervosismo que se apoderava de cada um. Três das pessoas que integram o projeto “Aprender a ler, escrever e contar” do Centro de Aprendizagem TCA de S. Mamede do Coronado, e a técnica que os acompanhava, esperavam, ansiosos o momento de receber o diploma, na cerimónia que decorreu no dia 27 de maio.

As aprendizagens de uma vida e um percurso de acompanhamento pedagógico no TCA” (Trofa Comunidade de Aprendentes) ao longo de alguns anos foram premiados com a certificação da instrução primária, através do processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências). Os três formandos concluíram esta fase da sua formação com a colaboração do CNO (Centro de Novas Oportunidades) da Escola Secundária da Trofa.

“No final, os parabéns foram unânimes e todo o grupo que integra a mesma iniciativa continua o caminho, com um brilho especial no olhar, com a certeza que o acreditar ilumina os passos de todas as pessoas que integram a iniciativa TCA ‘Aprender a ler, escrever e contar’, cujo objetivo é alfabetizar a população que ainda não sabe ler e escrever, em todo o concelho”, explicou fonte do TCA.

 

TCA em inauguração na Santa Casa da Misericórdia da Maia

O muito calor que se fazia sentir não foi motivo para que a participação do TCA na cerimónia de inauguração do Jardim das Carrelas do Lar Professor Doutor José Vieira de Carvalho, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, ficasse aquém do esperado.

Os Amigos do Canto TCA apuraram as vozes e a Oficina de Cavaquinhos TCA afinou os instrumentos. As músicas populares interpretadas por estes dois grupos “permitiram uma interação próxima, que fez esquecer um pouco o dia abrasador que não dava descanso às auxiliares, já que estas pronta e freneticamente distribuíam água pelos presentes”, relatou a mesma fonte.

 

{fcomment}