quant
Fique ligado

Edição 589

Amantes dos pombos festejaram os 75 anos da Sociedade Columbófila Trofense

Avatar

Publicado

em

Foi uma campanha recheada de êxitos para a Sociedade Columbófila Trofense, que este ano assinala 75 anos de existência. Festa de aniversário e gala de entrega de prémios juntou mais de 90 amantes dos pombos.

Assume-se como a “segunda associação mais antiga do concelho da Trofa” e para celebrar os 75 anos de existência houve festa “rija” na noite de 16 de setembro, no Restaurante Braguinhas. Mais de 90 pessoas participaram na comemoração da Sociedade Columbófila Trofense (SCT), ocasião que juntou à mesa concorrentes e ex-competidores, num convívio que foi “espetacular”, considerou o presidente da coletividade, José Manuel Azevedo.
E nem o presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, José Jacinto, faltou à festa, que também foi aproveitada para a entrega de prémios da última campanha. Para José Manuel Azevedo, a época “foi um êxito”, dadas as conquistas dos columbófilos trofenses a nível regional e nacional. Naturalmente, o grande destaque vai para a equipa Asas de Rindo, liderada por Camilo Oliveira, que foi campeã distrital de fundo, entre cerca de dois mil columbófilos, tendo ainda pontuado o segundo melhor pombo do País.
“Ainda vencemos a prova de Algoz, com o 1.º e 3.º pombos, no dérbi da Associação Columbófila do Porto tivemos cinco pombos nos primeiros dez e no bloco, entre 200 columbófilos, quatro dos primeiros nove são da Trofa”, acrescentou José Manuel Azevedo.
O presidente da SCT reiterou que “os pombos da Trofa são muito conhecidos a nível nacional por serem muito resistentes e bons para as provas de fundo”. A este rótulo se deve a dedicação de “Fernando Azevedo e José Ferreira Maia, que importaram pombos há 40 anos”, afirmou. A qualidade “é muita”, o que, às vezes, “até prejudica”. Porquê? “Porque temos muitos columbófilos das periferias que nem vêm à nossa coletividade concorrer, porque temos um leque de amadores muito forte. Por exemplo, o campeão geral da Sociedade Columbófila Tirsense é da Trofa, assim como o 2.º classificado”, respondeu.
Num desporto que requer “muito trabalho e dedicação”, José Manuel Azevedo renovou o desejo de ver a coletividade competitiva para “continuar a carregar a bandeira da Trofa”.
O presidente da SCT não deixou de agradecer o apoio a todos os patrocinadores, principalmente à Trifitrofa/Megafibros, que “permitiu realizar uma gala desta envergadura e porque patrocina um campeonato completo”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...