quant
Fique ligado

Ano 2010

ADAPTA termina primeira ronda de caminhadas

Avatar

Publicado

em

adapta

As recomendações para uma boa marcha eram simples: calçado cómodo, boné e roupa adequada. Cerca de uma centena de pessoas aceitaram o convite e caminharam, durante a manhã de domingo, com a Associação para a Defesa do Ambiente e Património da Trofa – ADAPTA.

O encontro estava marcado para o Souto da Lagoa. Os caminheiros seguiram em frente, em direcção ao Moinho da Ribeira, passaram pela Fonte da Gregossa e subiram o Monte de S. Gens onde avistaram as rochas ftaníticas. A caminhada terminou na Azenha da Vigenta.

Num percurso de média dificuldade, com aproximadamente 10 quilómetros, os caminheiros aceitaram o desafio e o tema das rochas ftaníticas suscitou o interesse de todos.

“As rochas ftaníticas existentes numa das encostas do Monte de S. Gens, julgam-se ser únicas em Portugal e até à data são muito pouco conhecidas no mundo”, explicou fonte da associação. “Muitas pessoas presentes desconheciam a localização das mesmas, julgando que as rochas ftaníticas seriam as que se encontram junto à Capela de S. Gens, o que não corresponde à verdade”, acrescentou.

As explicações pormenorizadas da origem das rochas e da sua formação há milhões de anos foram dadas pela geóloga Ana Araújo.

As rochas ftaníticas são rochas sedimentares, siliciosas, resultantes de precipitação química, tendo incorporada alguma matéria orgânica. É muito fina e na Serra de Bougado apresenta uma coloração cinza clara. Estas rochas possuem fósseis de pequenas dimensões.

Esta iniciativa, que fechou um ciclo de caminhadas pelas freguesias do concelho trofense, teve como palco Santiago de Bougado.

A ADAPTA fez questão de agradecer a todos os que tornaram esta marcha possível: “Gostaríamos de agradecer a forma como fomos recebidos em todas as freguesias e em especial nesta última, por uma família bougadense que nos acolheu em sua casa e ofereceu aos presentes um farnel divinal”.

Esta caminhada contou ainda com a colaboração do Corpo Nacional de Escutas de Santiago de Bougado e S. Romão do Coronado, da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado e do Pelouro do Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Trofa.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...