quant
Fique ligado

Ano 2009

Acção pedagógica animou Renault em Famalicão

Avatar

Publicado

em

 Aprender a brincar serviu de lema para as cerca de 130 crianças do primeiro ciclo que, durante dois dias, passaram pelo concessionário da Renault, em Vila Nova de Famalicão, para um acção de animação pedagógica de segurança rodoviária.

Teatro de fantoches, peças e jogos interactivos, puzzles e ateliers fizeram as delícias dos mais pequenos da EB 1 de Magida de Vila Nova de Famalicão que, de forma divertida, aprenderam quais os comportamentos correctos a ter na estrada, numa acção educativa de sensibilização rodoviária. “Ter mais cuidado, não jogar à bola no passeio e não brincar na estrada” são regras já interiorizadas pelo pequeno Micael Reis Pinto, que ao NT/TrofaTv mostrou a sua sabedoria sobre segurança rodoviária. “Deve-se procurar sempre uma passadeira para atravessar e temos de olhar para o lado esquerdo-direito-esquerdo e só depois atravessar”, contou animado, revelando que foi o teatro de fantoches que mais lhe agradou na acção animada.

Durante 90 minutos em cada dia decorreram várias actividades como a representação do teatro de fantoches “A Revolta dos Sinais”, uma peça interactiva onde foram ensinados às crianças conselhos e regras de segurança rodoviária, o jogo “Encontra o Sinal” com o objectivo de testar e ensinar alguns sinais de trânsito que as crianças devem conhecer e respeitar, entre outros. O objectivo foi alcançado com sucesso e foi Ana Silva que provou ao NT/TrofaTv que as regras estão bem assimiladas. “O sinal com duas crianças quer dizer que há uma escola aí perto e o sinal que tem uma passadeira branca e azul com crianças a passar quer dizer que há uma passadeira próxima”, contou a menina que já conhece a importância de “cumprir as regras para não haver acidentes”.

O programa “Segurança para Todos” resulta de um programa internacional de educação e sensibilização rodoviária da Renault e conta com o alto patrocínio do Ministério da Administração Interna.”É uma acção pedagógica em que se tenta incutir princípios de boa condução e de civismo nos miúdos que serão os futuros condutores”, afirmou ao NT/TrofaTv Fernando Moreira, director comercial do concessionário da Renault em Vila Nova de Famalicão. Sendo a questão da segurança a causa da Renault há mais de 50 anos, as acções de sensibilização para a segurança rodoviária são uma preocupação constante da marca. “A Renault é marca líder nesse aspecto e como tal preocupa-se com estas acções e patrocina no fundo estes eventos para divulgar de forma pedagógica a segurança rodoviária”. De acordo com o responsável, esta foi a primeira acção do programa a que a Renault de V.N. Famalicão aderiu e, pelo sucesso demonstrado, está nos planos de futuro repetir a iniciativa. “Penso no futuro abranger isto a outras escolas que penso que estarão receptivas e como tal iremos alargar a amplitude e fazer talvez um pavilhão com muitas crianças”, adiantou Fernando Moreira.

Durante a iniciativa foi ainda apresentado o concurso escolar “Segurança Para Todos”, que convida à reflexão entre os mais pequenos sobre os comportamentos correctos a adoptar e a elaborar um cartaz sobre o tema “A Caminho da Escola em Segurança”. Nesse sentido, até 24 de Abril as turmas interessas devem elaborar o seu trabalho composto por texto e imagem, em formato A3. A turma vencedora terá como prémio uma viagem de três dias à Disneyland Paris, onde participarão no Encontro Internacional Segurança Para Todos.

O Programa Segurança para Todos chega, desde o ano 2000, anualmente a cerca de 300 mil alunos e 20 mil professores de escolas do primeiro ciclo do ensino básico em Portugal.

 

Legenda: Teatro de fantoches, jogos interactivos, puzzles e ateliers fizeram as delícias dos mais pequenos (nome da foto: renault famalicao)

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...