quant
Fique ligado

Edição 433

À descoberta do património trofense

Avatar

Publicado

em

Visita guiada ao Castro de Alvarelhos

 A manhã do dia 15 de julho ficou reservada à redescoberta de uma das maiores riquezas em termos de património existente no concelho da Trofa: o Castro de Alvarelhos.

Eram 9.30 horas da manhã e um grupo de habitantes locais já se encontrava no Castro para dar início à viagem a tempos remotos conduzida pela técnica do Gabinete de Património Cultural da Casa da Cultura da Trofa, Laura Silva.

O Castro, classificado Monumento Nacional desde 1910, é um local arqueológico que contém inúmeros vestígios de ocupação em finais da Idade do Bronze até à Idade Média e que possui uma estrutura bem visível do povoado romano que aí habitou.

Tendo em conta tudo isto, a visita permitiu entender o modo de vida dos romanos e esclareceu diversos assuntos tais como: a localização estratégica do Castro, como seriam as casas da época, como era feita a organização do território, como funcionariam as termas, quais os tesouros aí descobertos e onde estes se encontram atualmente. Destacou-se a necessidade de se criar um museu na Trofa para acolher esses achados que fazem parte da história e do património dos trofenses.

No fim, houve ainda tempo para os visitantes desfrutarem de um lanche envoltos na paisagem campestre de Alvarelhos.

Estas visitas guiadas, proporcionadas pela Câmara Municipal da Trofa, podem ser solicitadas a qualquer momento desde que o número de interessados o justifique. Isto porque, e como se pode ler no site da Câmara, “todos têm direito à fruição dos valores e bens que integram o património cultural, como modo de desenvolvimento da personalidade através da realização cultural” (Lei 107/2001).

 

Ana Torres

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...