quant
Fique ligado

Ano 2010

“A Capela está tão linda”

Avatar

Publicado

em

Nos dias de festa, a Capela de Nossa Senhora das Dores é enfeitada com as “flores mais bonitas”. Três mulheres asseiam os altares da Senhora, de S. Brás e S. Bento há mais de 20 anos sem receberem nada em troca.

Fernanda Fernandes já zela o altar de Nossa Senhora das Dores “há já lá para 30 anos”. Juntamente com Teresa Costa e Lúcia Maciel, esta mulher assegura a beleza dos altares da Capela, que por estes dias de festa, vai contar com um enfeite ainda mais primoroso. Fernanda não deixa de fazer o convite: “Venham ver, porque só naqueles dias fica assim”.

O branco e o azul são as cores que imperam no altar da Senhora, como é já habitual, e nos altares de S. Bento e S. Brás são os tons amarelados e alaranjados que dão um colorido diferente ao interior da Capela, que este mês se enche de devotos.

A tarefa não é fácil. Fernanda Fernandes caracteriza-a como “voluntariado”, palavra nada desconhecida para ela, que sempre gostou de o fazer “tanto no hospital como na Misericórdia”. No entanto, ninguém lhes tira “muitas horas de trabalho” em prol do asseio da Capela. Teresa Costa sabe bem da “grande responsabilidade” que tem em mãos. Assim como Lúcia Maciel, já desempenha a função de zeladora há mais de 20 anos e por vezes cede ao cansaço, mas acaba sempre por ouvir as palavras do padre Luciano: “Deixe-se estar, deixe-se estar”.

“Só com amor é que o conseguimos fazer. Todas as sextas-feiras sabemos que temos que vir enfeitar o altar. Posso sair e passear, mas tenho sempre a preocupação de naquele dia estar cá para assear. Às vezes venho de manhã, quando não posso vir à tarde”, contou Teresa Costa.

Durante o ano, as flores são escolhidas pelas zeladoras, à excepção dos casamentos e de outras festividades. Para além de desempenharem esta função gratuitamente, ainda desembolsam algum do seu dinheiro para as flores, quando não há quem as ofereça. Mas no dia da festa, as que se escolhem – juntamente com a Comissão – “são sempre as mais bonitas”, garantem.

Pode haver alguma inovação nas qualidades de flores escolhidas, mas as angélicas “têm que estar sempre lá”, assegura Fernanda Fernandes.

Os comentários de algumas pessoas que vão visitar a Capela enchem de orgulho as zeladoras: “Às vezes ouvimos: ‘está tão linda’”, confidenciou.

E com três décadas de dedicação ao altar da Nossa Senhora das Dores, Fernanda tem algumas histórias para contar. Uma delas foi quando a estrutura que segurava os arranjos no topo do altar da Senhora cedeu com o peso. “No dia seguinte só para eu ir lá cima, tivemos que arrumar tudo para um lado e colocar, de novo, os arranjos. Agora estão firmes e não acontece mais”, referiu.

Publicidade

José Azevedo, em nome da Comissão de Festas, não deixou de “agradecer às três senhoras que, amavelmente, enfeitam a Capela também no Espírito Santo, que é uma festa organizada pela mesma Comissão”.

Também a Igreja Matriz não é esquecida e nos dias principais das festas contam com uma decoração condicente com a da Capela, com arranjos preparados pelas zeladoras habituais.

A idade já é um obstáculo para Fernanda desempenhar esta função, por isso, “gostava de pedir a alguém que estivesse disponível para tomar conta dele”. Também Teresa Costa asseia o altar de S. Brás com “muito sacrifício”, mas a fé e o amor mantêm-se intactos e dão-lhe força para continuar a fazer da Capela um dos locais mais elogiados nas festas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...