Fique ligado

Autárquicas 2025

JS entrega Manifesto Autárquico Jovem à coligação Trofa em Primeiro

Publicado

em

A Juventude Socialista (JS) da Trofa entregou esta sexta-feira o seu Manifesto Autárquico Jovem ao candidato à Câmara Municipal da coligação Trofa em Primeiro, Amadeu Dias, durante uma arruada que percorreu o centro do concelho.

Segundo o comunicado enviado esta tarde aos órgãos de comunicação social, “a Juventude Socialista da Trofa reforçou hoje os compromissos assentes no seu manifesto autárquico ao candidato à Câmara Municipal da coligação Trofa em Primeiro durante uma animada arruada, reforçando o compromisso conjunto com a juventude trofense e o futuro do concelho”.

O documento, sublinha a estrutura juvenil, “distingue-se por ter nascido de um processo de escuta ativa, contínua e permanente da juventude trofense”, que passou pela realização de questionários e de eventos como o Sunset na Antiga Estação do Muro, “onde se procuraram conhecer as suas preocupações e aspirações reais”.

“As propostas agora entregues são fruto dessa participação plural e representam soluções concretas que refletem o querer e a determinação dos jovens da Trofa”, refere ainda o comunicado.

Publicidade

O Manifesto Autárquico Jovem estrutura-se em cinco eixos principais:

1. Participação ativa da Juventude

Apela ao envolvimento direto dos jovens na definição das políticas locais, defendendo “mais apoio às associações juvenis, maior participação cívica, melhoria da comunicação autárquica, incentivo ao voluntariado e criação de uma estratégia municipal de juventude”.

2. Educação, Habitação e Emprego Jovem

Propõe “formação prática para a vida adulta, salas de estudo, bolsas para universidades privadas e acesso a habitação jovem através de programas de arrendamento acessível e incentivos fiscais”, além de medidas de “apoio ao emprego digno, estágios remunerados e fomento do empreendedorismo juvenil”.

3. Cultura, Desporto e Lazer

Defende “investimento em eventos culturais e desportivos ao longo do ano, construção de um pavilhão multiusos, festivais de música, piscina ao ar livre, praia fluvial, zonas de lazer e uma rua de bares”, bem como a criação de “uma casa da juventude”.

4. Sustentabilidade e Espaço Público

Apresenta propostas para “mais zonas verdes, requalificação de espaços públicos, manutenção de infraestruturas, combate à poluição, reciclagem alargada e políticas de mobilidade suave”, com “integração dos jovens em iniciativas ambientais e maior eficiência nos transportes públicos”.

5. Inclusão Social e Igualdade de Oportunidades

Prevê “a criação do Cartão Jovem da Trofa, o balcão social itinerante, cabazes alimentares, bolsas de estudo, apoio psicológico gratuito, integração em programas de voluntariado e combate às desigualdades no acesso à educação, saúde e habitação”.

O candidato da coligação Trofa em Primeiro, Amadeu Dias, afirmou que o documento “será uma referência central para a estratégia política da coligação”, garantindo que “a participação e as propostas dos jovens estarão no núcleo das decisões para uma Trofa mais justa, dinâmica e preparada para os desafios do presente e do futuro”.

Já o presidente da Juventude Socialista da Trofa, Eduardo Bogas, destacou que “esta entrega pública é mais do que um gesto simbólico: é a demonstração da força de uma geração mobilizada e a renovação do compromisso político com todas e todos os jovens que querem construir o seu futuro na Trofa”.

Bogas acrescentou ainda que “a JS da Trofa foi a única organização de juventude partidária no município que realizou um trabalho político digno e consistente. Ouviu, refletiu e executou. Contrariando a ideia comum de que as ‘jotas’ servem apenas para agitar bandeiras”, concluindo que “estas estruturas são, sobretudo, escolas de formação e pensamento político livre e plural”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Publicidade

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo