Autárquicas 2025
Entrevista a Irene Silva – Candidata da coligação Trofa em Primeiro (PS/PANLivre) a Covelas
Entrevista a Irene Silva – Candidata da coligação Trofa em Primeiro (PS/PANLivre) a Covelas

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
A nossa candidatura definiu como prioridade as pessoas. Até ao final deste ano queremos ter organizada a universidade sénior de Covelas, com um plano de atividades diverso, promovendo o enriquecimento pessoal, cultural e social dos seniores e combatendo o isolamento social e a incentivar a participação ativa na comunidade. Vamos implementar o programa “Nascer em Covelas”, apoio especial, composto por produtos básicos e essenciais, atribuído a todas as famílias com recém-nascidos, como forma de contribuir para o bem-estar das crianças e aliviar algumas despesas iniciais das famílias. E o terceiro, a construção do parque de merendas junto ao Rio da Pena.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Queremos implementar o programa “Covelas sabe +”, para as crianças da escola primária, fornecendo acompanhamento nos trabalhos escolares gratuitamente. Disponibilizar um calendário de rastreios gratuitos em parceria com profissionais de saúde (tensão arterial, glicemia, visão), disponibilizar mais contentores e ecopontos em toda a freguesia e dinamizar o auditório da Junta de Freguesia com encontros e atividades culturais para toda a comunidade.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal da Trofa a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A prioridade é fazer com que Covelas tenha uma cobertura a 100% do serviço de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. Mais do que justiça, é uma questão de saúde pública. Depois, os dois grandes projetos que só serão possíveis com a colaboração da Câmara: a construção da rede de passeios nas principais ruas da freguesia, para que as pessoas possam caminhar em segurança, e a construção do pavilhão polidesportivo, uma vez que Covelas é a única freguesia do concelho que não dispõe de um espaço para a prática desportiva.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
A nossa prioridade será o diálogo regular, em que ouviremos as necessidades específicas de cada associação para que possamos encontrar soluções eficazes e sustentáveis. No entanto, pretendemos apoiar as coletividades e associações locais de forma próxima e contínua, onde será valorizado o trabalho que desenvolvem em prol da comunidade. O apoio passará não só pela disponibilização de recursos logísticos e financeiros, mas também pela promoção de iniciativas conjuntas que dinamizem a vida cultural, desportiva e social. Procuraremos também disponibilizar na junta de freguesia recursos que possam auxiliar as associações a formular candidaturas a projetos que facilitem o acesso a apoios e programas de financiamento.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.