Trofa
Nova associação quer colmatar lacuna no ensino da música na Trofa
Foi, recentemente, criada no concelho a Trofaproarte, uma associação dedicada ao ensino da música.

Foi, recentemente, criada no concelho a Trofaproarte, uma associação dedicada ao ensino da música.
Segundo a associação, a sua criação pretende “preencher uma lacuna no ensino artístico da região e proporcionar aos trofenses formação altamente qualificada, quer destinada aos que pretendem aprender e praticar música como amadores e entusiastas, quer para quem ambiciona no futuro abraçar uma carreira profissional.”
A associação destaca também a importância da educação musical desde a infância: “É cada vez mais reconhecida a importância da aprendizagem musical na formação dos jovens, pelo que a Trofaproarte aposta para os seus alunos, especialmente para os mais jovens, numa certificação internacional que estará ao alcance de todos.”
Além do ensino da música, a Trofaproarte terá um centro especializado de estudos, com o objetivo de apoiar os estudantes do ensino básico. “É uma preocupação dos pais verem os seus filhos devidamente encaminhados nos horários pós-escolares. A preocupação é maior quando há necessidade de encontrar soluções para as crianças que apresentam algum tipo de dificuldade que deverá ser vencida com apoio de especialistas.”
Por isso, a associação disponibilizará apoio de professores e educadores especializados e contará com serviços de psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e musicoterapia, para os casos em que tal seja necessário.
O projeto é promovido por cerca de duas dezenas de personalidades do ensino e da cultura e está a desenvolver parcerias com entidades públicas e privadas, tendo em vista o lançamento de programas de divulgação da música e das artes.
A colaboração com a APPACDM da Trofa permitirá à Trofaproarte utilizar provisoriamente as instalações da instituição. Em contrapartida, a associação irá “aprofundar as atividades artísticas e culturais para os utilizadores da APPACDM.”
As inscrições abrem na terceira semana de julho e as atividades começam em setembro.