quant
Fique ligado

Ano 2007

Santo Tirso tem novo perímetro Urbano

Avatar

Publicado

em

Limites da cidade de Santo Tirso

A Assembleia Municipal de Santo Tirso deliberou aprovar – por larga maioria (40 votos a favor, oito abstenções e um voto contra) – a proposta da Câmara Municipal sobre o alargamento do perímetro urbano da cidade de Santo Tirso.

Limites da cidade de Santo Tirso

 

A proposta da Câmara Municipal reflecte a preocupação em acompanhar a evolução da vida da população que lhe serve de substrato, visando dar resposta às novas exigências de uma população com características cada vez mais “urbanas”.

Publicidade

Os aglomerados urbanos e as cidades são organismos vivos, que se transformam e crescem segundo lógicas que ultrapassam as rígidas barreiras dos limites administrativos. Faz assim todo o sentido a proposta de alargamento do perímetro urbano da cidade, porque o conjunto das oito freguesias que agora o integram constitui um continuum urbano com forte referência ao núcleo histórico da cidade de Santo Tirso.

O aumento do número de habitantes e de área permitirão um maior poder reivindicativo perante a administração central. Também as freguesias que agora fazem parte da cidade adquirem um estatuto que lhes confere maior poder reivindicativo. Para além disso a consciência de pertença a um todo, à cidade, favorece políticas e comportamentos mais solidários que terão os seus efeitos benéficos no desempenho do conjunto.

Refira-se que o novo perímetro da cidade inclui a totalidade das seguintes freguesias: Santo Tirso, S. Miguel do Couto, Areias, Lama, Palmeira, Sequeirô, Santa Cristina do Couto e Burgães. Possui uma área de 38,42Km2 e uma população residente de 28.407 habitantes, sendo a sua densidade populacional de 748,67 hab/Km2. Os equipamentos públicos existentes no perímetro proposto ultrapassam largamente os exigidos por lei.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...