quant
Fique ligado

Edição 471

Dia Mundial da Higiene das Mãos assinalado no Centro de Saúde de Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Acedendo ao desafio da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) de Santo Tirso/Trofa está a preparar um evento comemorativo no Dia Mundial da Higiene das Mãos, 5 de maio.

Entre as 8.30 e as 16.30 horas, nas instalações e espaço exterior do Centro de Saúde de Santo Tirso, na Rua Jornal de Santo Tirso, a população, os profissionais de saúde e entidades locais serão chamados a intervir em diversas atividades que visam alertar para a importância da higienização das mãos.

Publicidade

O palco da iniciativa terá uma exposição de cartazes e materiais alusivos ao tema e serão distribuídos folhetos informativos. Na prática, os utentes terão acesso a uma demonstração da técnica dos cinco passos da higienização das mãos, assim como da eficácia da lavagem das mãos dos profissionais de saúde do Centro de Saúde de Santo Tirso, através da utilização da caixa de luz negra. Outro dos momentos altos será a realização de um flash mob, encenado pelos profissionais de saúde, sobre a técnica correta da lavagem das mãos.

De acordo com o Grupo Local do Controlo da Infeção do ACes Santo Tirso/Trofa, esta atividade insere-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que a OMS estipulou a semana de 5 a 9 de maio.

Este ano, a campanha global ‘Salve Vidas: Higienize as Mãos’ dá ênfase ao “Papel dahigiene das mãos no combate às resistências aos antimicrobianos” (antibióticos).

De acordo com o Grupo, “as mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos de um indivíduo para outro”. “O simples ato de lavar as mãos de forma correta constitui a principal medida de controlo no desenvolvimento de infeções, pois reduz significativamente a transmissão de micróbios presentes na pele das mãos. A comemoração deste dia a nível mundial visa assim transformar a lavagem das mãos num hábito frequente e numa cultura de que ‘Mãos limpas salvam vidas’, envolvendo profissionais de saúde e população em geral.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...