quant
Fique ligado

Ano 2010

9º aniversário comemorado com castanhas e música

Avatar

Publicado

em

 

Casa da Cultura comemorou nove anos ao serviço dos trofenses com folclore, tunas, castanhas e, como não podia faltar, um bolo de aniversário. Em época de crise, a festa teve custos quase nulos, pois tudo foi feito com o apoio de empresas e dos próprios funcionários do espaço.

Na fria tarde de sábado, o cheiro a castanhas assadas invadia o ar e chamava quem passava no Souto da Lagoa, em Santiago de Bougado. A comemoração do 9º aniversário da Casa da Cultura da Trofa (CCT) começou com um magusto e uma sessão de karaoke aberta a todos. E se ao início da tarde poucos eram os que percorriam os jardins do espaço, com o passar do tempo mais e mais pessoas se iam juntando para provar as castanhas ou dançar com o Rancho Folclórico da Trofa. Para o final da tarde ficaram reservados os agradecimentos e os gracejos, sempre ao som da concertina. Vereadores da Câmara Municipal, funcionários da CCT e até o Sargento da GNR da Trofa foram alvo das quadras mais ou menos sérias, ao bom estilo português dos cantares ao desafio, só que sem a resposta dos visados, que mesmo assim entravam na brincadeira batendo palmas e soltando gargalhadas.

Depois de uma pausa, cerca das 21 horas, as comemorações regressaram à CCT com uma serenata protagonizada pela Tuna da Universidade Fernando Pessoa e pela Estudantina de Braga. Envergando a tradicional capa preta, animados e irreverentes, os universitários dos dois grupos encantaram o muito público que assistiu às actuações.

Manuel Afonso foi um dos que viu os espectáculos e confessou ser um visitante assíduo da Casa da Cultura, pelo que quis “dar os parabéns à actual vereação pelo trabalho que tem sido feito ao longo do último ano”. “Nos outros anos também foi feito alguma coisa, mas ao longo de 2010 foi bom poder assistir a espectáculos diversificados, pouco dispendiosos, mas interessantes. Esse é o segredo, saber apreciar boa cultura sem gastar muito dinheiro”, asseverou. Para o futuro, Manuel Afonso espera que este “bom núcleo para Santiago de Bougado” seja “ainda mais dinâmico”.

Assis Serra Neves, vereador da Casa da Cultura da autarquia, parece concordar com o segredo revelado, pois o evento contou com “o patrocínio da população e de várias empresas”, o que “tornou possível a sua concretização”. “Esta é uma festa com custos muito reduzidos, graças aos colaboradores desta Casa, que solicitaram os apoios e tornaram este dia possível”, garantiu.

No final da noite, já depois dos “Parabéns” cantados pelas tunas e de provado o bolo, Teresa Sousa, uma das funcionárias da CCT responsável pela organização, enfatizou que esta foi “uma cerimónia muito simples e sem muitos custos, mas muito bonita”. Já Paula Sanches, a trabalhar no espaço há dois anos, garantiu que “assinalar um aniversário é sempre importante, muito mais o de uma Casa da Cultura, pois é um local fundamental para o desenvolvimento do concelho e das pessoas”.

Mónica Pereira está na CCT há nove anos e acompanhou toda a sua evolução. “Tem havido um bom desenvolvimento. As pessoas vêm mais à CCT, sobretudo para usar a sala multimédia, que agora tem mais computadores disponíveis. É a própria população que procura os serviços existentes e todos ficam muito interessados”, afiançou.

Publicidade

Rute Coelho, outra colaboradora da CCT, deu a garantia de que “no futuro as pessoas vão continuar a contar com actividades engraçadas e cativantes”.

 

CCT com mais visitantes

 

A CCT tem várias valências ao dispor de todos. Inaugurado a 3 de Novembro de 2001, este espaço engloba a Biblioteca Municipal, a Sala de Leitura Infanto-Juvenil, a Sala de Leitura de Adultos, a Sala Multimédia, a Sala de Exposições Permanente e a Sala de Exposições Temporária. Aí estão ainda localizados os serviços do Arquivo Municipal, do Gabinete de Património Cultural, do Gabinete de Animação Cultural e do Gabinete de Turismo.

O vereador da Cultura considera que a CCT “tem desenvolvido trabalhos importantes em todas as áreas culturais, sem esquecer a redução de custos” e deu como exemplo a iniciativa “Hoje, vou ao café… ouvir poesia!”, que está a ser promovida em todas as freguesias do concelho, “a custo zero”.

“Já notamos os frutos desta actividade, pois as pessoas começam a aparecer de freguesia em freguesia e depois visitam a CCT, quando antes nunca o tinham feito. É uma forma de atrair as pessoas”, garantiu o responsável pela Cultura no concelho.

Assis Serra Neves deixou o convite para que “todos visitem a CCT” e descubram as suas potencialidades.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...