A paróquia de S. Cristóvão do Muro voltou a ser palco do Gio2Day, um dia dedicado à formação e ao convívio. Workshops de magia, teatro e palestras mais direcionadas à vertente cristã. De nada faltou na 7.ª edição da iniciativa, realizada a 15 de abril e promovida pelo Gio Frater, com o apoio da Juventude Sem Fronteiras (JSF) do Muro. “Tentamos abranger o máximo de temas e englobar toda a gente num dia”, explicou Paulo Sousa, 2.º animador da JSF Muro. Com o objetivo de que as pessoas que participam “aprendam alguma coisa”, a 7.ª edição do Gio2day englobou também “workshops de motivação e felicidade”, explicou Alexandra Freitas, 1.ª animadora JSF Muro. A iniciativa contou ainda com um workshop dedicado à “Europa e à integração dos refugiados”, numa tentativa, acrescentou a jovem, de “alargar a mentalidade das pessoas”.
José Maria Moreira da Silva, um dos palestrantes convidados para falar sobre a felicidade, considera o Gio2day “uma iniciativa muito forte”. “A juventude está carente destas coisas. Os jovens que aderiram a esta iniciativa estão claramente dentro da cidadania”, afirmou o palestrante, que considera “bom fazermos uma partilha de saberes”.
Ana Paula Conceição, missionária de Nossa Senhora, considera que “estas oportunidades de formação dão sempre bagagem para enfrentar aquilo que são os problemas do dia a dia”. Para a missionária, este é “um dia diferente, de formação intensa, mas que traz coisas novas para cada um”, por isso a organização continua a achar “muito oportuna” a sua realização.