quant
Fique ligado

Ano 2010

5 de Outubro assinalado com actividades culturais

Avatar

Publicado

em

Os cem anos da República vão ser assinalados com várias actividades de cariz cultural entre os dias 5 e 12 de Outubro.

A 5 de Outubro deste ano assinala-se o Centenário da Implantação da República em Portugal. A Trofa associa-se às comemorações através de várias iniciativas culturais.

Publicidade

Nesse dia, às 10 horas, vai ter lugar a cerimónia do Hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional “A Portuguesa”, entoado pelos Meninos Cantores do Município da Trofa, no edifício da Câmara Municipal. Este gesto simbólico acontecerá em simultâneo em todos os concelhos do país.

Mais tarde, é inaugurada, na Casa da Cultura da Trofa, às 15 horas, a Exposição “Heliodoro Salgado e a República”, uma apresentação histórica cronológica ilustrada dos acontecimentos que antecederam e sucederam o 5 de Outubro de 1910. Heliodoro Salgado foi uma personalidade marcante da República, nascido na Trofa.

Depois da inauguração da exposição, vai decorrer a tertúlia “O Ideário Republicano, fundamento do Estado Moderno”, com a participação de Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.

A 8 de Outubro, realiza-se um Concerto de Gala, com a actuação da Banda Sinfónica da GNR, às 21.30 horas, no Salão Polivalente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

Finalmente, no dia 12 de Outubro, o Parque Nossa Senhora das Dores recebe, às 10 horas, a Comemoração do Dia do Comando Territorial do Porto da GNR.

As iniciativas que vão decorrer na Trofa evocam, fundamentalmente, as duas Repúblicas e alguns dos movimentos de resistência à ditadura, tanto no plano civil como militar.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...