quant
Fique ligado
48-horas-de-voluntariado-2 48-horas-de-voluntariado-2

Edição 412

48 horas de Voluntariado – Escuteiros de Santiago ajudam famílias carenciadas

Publicado

em

48-horas-de-voluntariado-2

O Agrupamento 447 de Santiago de Bougado inscreveu-se nas “48 horas de Voluntariado”, com o projeto “Pratos da Treta”. Primeira fase decorreu este sábado, dia 23 de fevereiro, com a recolha de alimentos. 

No âmbito do projeto de celebração dos 90 anos do Corpo Nacional de Escutas, desenvolveu-se, durante este fim de semana, a 2ª edição das 48 horas de Voluntariado, que pretende “sensibilizar os jovens para a importância do espírito de serviço e da solidariedade”.

As 48 horas de Voluntariado, como o próprio nome indica, consistem numa “maratona” de ações de serviço comunitário realizadas, em simultâneo, em todo o País, e destina-se aos elementos da 4ª Secção do Agrupamento. De modo a assegurar “uma diversificação” quanto ao âmbito de atuação, cada projeto incidia sobre uma das seguintes categorias: apoio social, saúde, educação, ambiente, património, cultura e apostolado. A duração da iniciativa podia variar entre três e as 48 horas, podendo ser “contínua ou intervalada”.

Os Caminheiros (4ª Secção) do Agrupamento 447 de Santiago de Bougado acederam ao desafio e, com “o apoio dos Pioneiros” (3ª Secção), decidiram “ajudar as pessoas carenciadas”, inscrevendo-se com o projeto “Pratos da Treta”, que será desenvolvido em duas fases. A ideia do nome surgiu, pois, além de “levar alimentos às pessoas”, também vão “conviver um pouco”.

Esta ação consiste na “recolha de alimentos” e, numa segunda fase, com a colaboração da Conferência S. Vicente de Paulo da freguesia, vão entregá-los às “famílias indicadas com esse tipo de necessidades”, através de um lanche, jantar ou de cabazes. Tudo dependia da quantidade de alimentos angariados.

A primeira fase do projeto decorreu durante a tarde de sábado, dia 23 de fevereiro, onde “cerca de 20 elementos” andaram de porta a porta pela freguesia de Santiago de Bougado a recolherem alimentos. Segundo Juliana Sá, uma das responsáveis pelo projeto, o balanço desta primeira fase é “positivo”, pois contaram com a “boa adesão” da comunidade bougadense, que deram “uma quantidade razoável” de alimentos.

Já a segunda e última fase do projeto vai decorrer “daqui a 15 dias”, onde os Caminheiros e Pioneiros do Agrupamento 447 de Santiago de Bougado vão “tentar fazer uma refeição ou a entrega dos cabazes”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 412

Universidade Júnior – Santo Tirso assina protocolo com Universidade do Porto

Publicado

em

Por

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Universidade do Porto voltam a “cooperar na construção dos percursos académicos dos jovens do concelho”. Inscrições para a Universidade Júnior abrem no dia 14 de março.

 No âmbito da Universidade Júnior, a Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST) e a Universidade do Porto (UP) acabam de renovar a sua parceria, formalizando um protocolo de colaboração tendo em vista a participação de estudantes do ensino básico e secundário do concelho nos Cursos de Verão que a universidade leva a efeito este ano.

Com o objetivo de “manter uma posição de liderança na produção científica de origem portuguesa”, a UP tem tentado encontrar espaços de cooperação com as escolas básicas e secundárias e com os responsáveis autárquicos, para “motivar os jovens para a área das ciências e das humanidades”.

Por sua vez, a Câmara Municipal, “consciente do importante papel que pode desempenhar no que respeita à formação qualificada dos jovens do seu município”, tem vindo a implementar medidas que, por um lado, “auxiliam os jovens alunos a escolher e a construir os seus percursos académicos” e, por outro lado, “ajudam a reduzir o abandono escolar”.

Nesse sentido, as duas entidades assinaram um protocolo de colaboração pelo qual a UP se compromete, na medida da capacidade disponível, a aceitar estudantes do concelho de Santo Tirso, que sejam selecionados pelas escolas e apoiados pela Câmara Municipal. A UP compromete-se ainda a divulgar no sítio da internet (http://universidadejunior.up.pt), bem como na documentação em papel, os apoios garantidos nos termos deste protocolo.

Já a autarquia tirsense compromete-se a “apoiar os jovens na divulgação do programa nos estabelecimentos de ensino e a garantir-lhes o transporte gratuito entre a zona de residência e as Faculdades da Universidade do Porto onde decorrem as atividades”.

Os alunos interessados em participar na Universidade Júnior 2013 têm de formalizar a respetiva inscrição individual, através do sítio da UP. As inscrições para o “maior programa nacional de aproximação da Escola à Universidade” abrem no próximo dia 14 de março.

Publicidade
Continuar a ler...

Edição 412

ASAS convida-o para Jantar Dar ASAS À Vida

Publicado

em

Por

Foto arquivo

Foto arquivo

Reunir toda a família da ASAS em torno de uma causa – a proteção da criança em perigo – é o principal objetivo da ASAS – Associação de Solidariedade de Acção Social de Santo Tirso ao organizar um jantar de “angariação de fundos”.

Este ano, o jantar, que decorre a partir das 20 horas do dia 19 de abril, realiza-se na Nave Cultural da Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso. “A sua participação constituirá uma preciosa ajuda, que possibilitará que a ASAS possa continuar a voar, no garante da sua missão de (re)construção de vidas. Para que todos juntos consigamos dar asas à vida”, avançou fonte da organização.

Os interessados podem reservar lugar até ao dia 5 de abril, através do número de telefone 252 830 832 e do email asas@asassts.com. O preço por pessoa é de 30 euros, sendo que metade desse valor reverte para a associação. As crianças entre os cinco e os 12 anos só pagam 15 euros e as crianças até aos quatro anos não pagam.  

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);