Para comemorar os 40 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Trofa organizou um conjunto de iniciativas que vai decorrer ao longo de todo o mês.

Exposições, teatro, música, oficinas e histórias vão marcar as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, organizados pela Câmara Municipal da Trofa.

As iniciativas arrancaram a 1 de abril, na Casa da Cultura da Trofa, com a abertura da Instalação “O brotar da Liberdade”, com a mostra bibliográfica “Um mês, um autor” dedicada aos livros de abril, com a rubrica “Histórias de Vida”, com uma mostra bibliográfica dedicada a Salgueiro Maia e com a “Hora do Conto e do Saber” dedicada aos “Textos de Abril”. Esta quinta-feira houve teatro para os mais novos, no auditório da Junta de Freguesia de Bougado, no Polo Santiago, com a peça “Barrigas e magriços” por Miguel Azevedo e Filipe Gaspar, a partir de conto homónimo de Álvaro Cunhal.

Já pelas 15 horas deste sábado, 5 de abril, é inaugurada a exposição “Letras e imagens de Abril”, na Casa da Cultura da Trofa, com um momento musical protagonizado pelo grupo Aceso, que interpretará “Canções de Abril”. A exposição, patente até ao dia 3 de maio, conta com o apoio documental do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e descreve “os acontecimentos mais relevantes e as memórias do 25 de Abril de 1974, incluindo uma mostra de livros censurados e de jornais da época, designadamente de 24 a 28 de abril de 1974”.

Pelas 21 horas do dia 24 de abril, é inaugurada a exposição itinerante “25 Abril 40 anos 40 olhares”, no auditório da Junta de Freguesia de Covelas, seguida da sessão descentralizada da Assembleia Municipal da Trofa, que será interrompida pelas 00 horas para assinalar o 25 de Abril com a interpretação do Hino Nacional pela Orquestra Ritmos Ligeiros.

A 27 abril, pelas 9 e 17 horas, será comemorado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com caminhada e visitas guiadas entre o Castro de Alvarelhos, Castro do Boi e Cidade de Bagunte.

As comemorações decorrem até 29 de abril, em vários locais do concelho, com palestras, oficinas, exposições, teatro, música e histórias.