quant
Fique ligado

Trofa

300 modelos do santeiro José Ferreira Tedhim alvo de restauro

Avatar

Publicado

em

A Clínica de Conservação e Restauro da Universidade Portucalense foi contratada pela Câmara Municipal da Trofa para assumir os trabalhos de restauro do espólio de José Ferreira Thedim, santeiro a quem é atribuída a conceção da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se encontra na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, desde 1921.
O processo de recuperação dos modelos do artista iniciou em 2021, segundo a autarquia, que adquiriu as coleções da oficina Stúdio Nossa Senhora de Fátima e de José Ferreira Thedim.
“Este trabalho tem sido fundamental para a preservação desta memória coletiva, em fase de inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, referiu a Câmara Municipal, em nota publicada na internet.
Segundo a edilidade, o trabalho contempla “entre outras técnicas, limpeza, desinfestação, estabilização dos elementos metálicos, ligação de fragmentos soltos e preenchimentos pontuais em zonas de maior fragilidade”. “A intervenção realizada considerou o especto expositivo em contexto museográfico e pedagógico, adotando uma metodologia mais abrangente, não se limitando apenas a ações conservativas, mas também intervenções que permitem uma melhor leitura dos modelos”, acrescentou.
Os “cerca de 300 modelos” são, para a autarquia, “um importante legado material e imaterial”, que permitirá “enriquecer o acervo dos Santeiros de São Mamede do Coronado”.

Foto: CMT

Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...