quant
Fique ligado

Edição 487

15 de setembro é o primeiro dia de aulas

Avatar

Publicado

em

O dia 12 de setembro marca o início de mais um ano letivo no concelho da Trofa. Esta é a data da receção aos alunos inscritos nos dois agrupamentos de escolas, enquanto o primeiro dia de aulas acontece a 15 de setembro.

O Agrupamento de Escolas da Trofa, que gere os estabelecimentos de ensino da freguesia de Bougado, tem 2922 alunos inscritos, menos cerca de 200 que no ano letivo anterior.

O ensino pré-escolar tem 335 crianças inscritas, enquanto o 1.º ciclo tem a maior fatia com 755. Trezentos e noventa e oito alunos vão frequentar o 2.º ciclo neste agrupamento, enquanto o 3.º ciclo terá 691 alunos. O ensino secundário tem inscritos 460. Os cursos profissionais serão frequentados por 191 alunos, os cursos vocacionais por 58 e os cursos de Educação e Formação de Alunos (EFA) terá 30 alunos.

Na Escola Secundária da Trofa, decorrem as obras de requalificação do estabelecimento. Segundo o diretor do agrupamento, Paulino Macedo, a empreitada “está a decorrer normalmente” e, à exceção da limitação do espaço e dos possíveis barulhos, a intervenção “não vai interferir” com o normal funcionamento da escola.

No Agrupamento do Coronado e Castro, serão 1960 os alunos a frequentar as escolas de S. Mamede e S. Romão do Coronado, Alvarelhos, Guidões, Muro e Covelas.

Estão inscritos 303 crianças no pré-escolar, 627 no 1.º ciclo, 363 no 2.º ciclo, 610 no 3.º ciclo e 57 no secundário.

Neste Agrupamento, a mudança mais significativa acontece em Alvarelhos. Os alunos que estavam na Escola Básica de Giesta 2 vão ser transferidos para a de Giesta 1. Com esta medida, acabam-se as turmas com anos de escolaridade misturadas e passa a haver quatro turmas, uma para cada ano escolar.

Os meninos do Jardim de Infância de Cidoi, por sua vez, vão para a Giesta 1, dadas as fracas condições do primeiro estabelecimento.

Já no Colégio da Trofa, estabelecimento de ensino privado, são 650 os alunos inscritos. Um número acima do registado o ano letivo transato, assinalou o diretor pedagógico Manuel Pinheiro.

Publicidade

As aulas já começaram para o pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclo, esta quarta-feira. Para os alunos do secundário, o ano letivo começa na segunda-feira.

“Estamos preparados para começar um ano letivo para ser de sucesso para todos, particularmente para as crianças e alunos que frequentam o Colégio. Que o ano letivo 2014/2015 seja, pelo menos, igual ao anterior, mas nós queremos sempre melhor”, frisou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...