quant
Fique ligado

Edição 757

? Comissão de luta ultima processo para desagregar Guidões e Alvarelhos

Em entrevista ao NT, quatro elementos da comissão de luta anunciaram que esperam que este primeiro passo pela independência de Guidões seja dado “já em fevereiro”.

Avatar

Publicado

em

A luta da população de Guidões pela reposição da independência administrativa da freguesia está prestes a dar frutos. Com a entrada em vigor da lei 39 de 2021, para regulamentar o regime jurídico da criação, modificação e extinção de freguesias, o movimento independente criado aquando da aplicação da “lei Relvas” já se prepara para solicitar a convocação de uma assembleia de freguesia extraordinária para aprovação do dossier da desagregação.

Em entrevista ao NT, quatro elementos da comissão de luta anunciaram que esperam que este primeiro passo pela independência de Guidões seja dado “já em fevereiro”.


“Em termos de requisitos que estão na lei, Guidões preenche todos, como o número de eleitores, os serviços prestados à população e o número de funcionários a exercer funções da junta de freguesia”, referiu Rosária Carvalho, adiantando que o dossier a apresentar na assembleia de freguesia deve conter “um documento com contextualização histórica e os motivos para a agregação não ter funcionado, ou por que é que as pessoas desejam a desagregação”.

Joaquim Ferreira, por sua vez, sublinha o “consenso” que existe na freguesia, até mesmo no espectro político, para que a desagregação se efetive. “Há um sentimento da população, principalmente a de Guidões, de querer ter os destinos da freguesia nas suas mãos. Mesmo as pessoas que estão, hoje, à frente da união de freguesias, sabem disso e estão do lado da população”, atestou.
Rosária Carvalho complementou com “as moções” levadas, ao longo dos anos, à assembleia de freguesia, que “foram sempre aprovadas por unanimidade”. “Isto leva-nos a crer que (os elementos da Junta de Freguesia) estão connosco e com a população de Guidões”.
José Manuel Lopes, habitante de Guidões e histórico militante do PCP, também integra a comissão de luta e mostra-se satisfeito por ver a luz ao fundo do túnel: “Estamos num beco sem saída e só queremos que ele acabe”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...