A equipa de veteranos do Clube Desportivo Trofense não esperava uma receção “tão calorosa” como a que teve à chegada à Suíça, onde esteve para participar num torneio triangular. A atividade decorreu na localidade de Vernier, em Genebra, onde reside um número significativo de emigrantes portugueses, incluindo naturais de S. Martinho de Bougado.

“Este evento só foi possível graças ao senhor Manuel Dias, de Paradela, que está emigrado na Suiça há muitos anos”, contou ao NT Mário Morim, responsável pela equipa de veteranos do CD Trofense.

A equipa viajou para Genebra a 7 de junho e durante o fim de semana participou no torneio, que incluía duas equipas suiças, e num convívio que juntou “mais de 300 pessoas de várias nacionalidades”.

“O objetivo passou por juntar o desporto e o convívio com a nossa comunidade emigrante. Tivemos uma receção calorosa, onde o sentimento pela pátria foi notório. O CD Trofense e o símbolo da nossa cidade marcaram o momento alto deste evento”, acrescentou Mário Morim, que se atreve a dizer que “em 15 anos, este foi o acontecimento mais relevante do futebol master do clube”.

A presença de Tiago, uma das figuras mais importantes da coletividade e do futebol português, tornou ainda mais especial o evento.

Quanto ao torneio, a equipa da Trofa ficou-se pelo 2.º lugar na estreia numa prova internacional, mas, neste caso, a competição era o que menos importava na viagem.