quant
Fique ligado

Trofa

Trofa tem gabinete municipal de apoio psicológico e pedagógico para a comunidade escolar

A funcionar em diferentes áreas de atuação, diretamente nas escolas, este serviço da Autarquia é gratuito e envolve crianças, jovens e encarregados de educação.

Publicado

em

Com uma equipa constituída por cinco psicólogos, o Gabinete Municipal de Apoio Psicológico e Pedagógico foi criado pela Câmara Municipal da Trofa para dar respostas à comunidade escolar. A funcionar em diferentes áreas de atuação, diretamente nas escolas, este serviço da Autarquia é gratuito e envolve crianças, jovens e encarregados de educação.

O Gabinete Municipal de Apoio Psicológico e Pedagógico, presente nas escolas diariamente,  destina-se a crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico da Rede Escolar Pública do Município da Trofa, respetiva comunidade escolar (docente e não docente), pais e encarregados de educação.

O serviço é ainda dirigido a crianças e jovens em risco sinalizados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Trofa (CPCJ da Trofa) ou por outras entidades com competência em matéria de infância e juventude no âmbito da promoção e da proteção de crianças e jovens em perigo.

Esta valência municipal conta atualmente com uma equipa constituída por cinco psicólogos com uma vasta experiência no despiste e intervenção precoces e no acompanhamento psicológico, individual e em pequeno grupo, de crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico da Rede Escolar Pública do Município da Trofa.

O trabalho desenvolvido pela equipa do GMAPP envolve diferentes áreas de atuação, sendo destaque as dificuldades socioemocionais (perturbações da ansiedade, do humor, da eliminação); dificuldades (específicas) da aprendizagem; perturbações do comportamento; perturbações do desenvolvimento intelectual; perturbações do espectro do autismo; distúrbios alimentares; perturbações da vinculação e outras situações particulares, bem como o empoderamento dos diferentes atores educativos, como pais, pessoal docente e não docente e a parentalidade positiva.

Como mais uma “valência do investimento efetuado por este Executivo Municipal na área da Educação, este grupo de trabalho tem como grande objetivo promover o bem estar geral das crianças e o sucesso educativo e o seu desenvolvimento integral e harmonioso através da atuação ao nível da prevenção nas problemáticas mais frequentes, avaliando, diagnosticando e orientando as crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1º CEB da Rede Pública Escolar do Município, bem como detetar e apoiar situações de risco junto dos jovens”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto.

Continuar a ler...
Publicidade

Trofa

Caminhada da Família de Bairros adiada

Publicado

em

Por

A Caminhada da Família, promovida pela Associação de Pais da EB1/JI de Bairros, foi adiada para 29 de maio, às 09h00.

A iniciativa estava prevista para amanhã, mas acabou reagendada devido à previsão de chuva.

Em comunicado, a associação de pais referiu que “as inscrições ficam automaticamente ativas para a nova data”.

“Quem se pretender inscrever para a nova data poderá fazê-lo e será muito bem-vindo! Quem pretender desistir terá direito à restituição da inscrição, desde que o comunique até ao próximo dia 25 de maio”, acrescentou.

Continuar a ler...

Trofa

Carolina Deslandes, Bárbara Bandeira, S-Y-R-O e Domi no Belive

Publicado

em

Por

Carolina Deslandes, Cláudia Pascoal, S-Y-R-O, Domi e Bárbara Bandeira compõem o cartaz do Belive deste ano.

O evento decorre de 21 a 23 de julho, no mercado e feira da Trofa.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também