quant
Fique ligado

Edição 503

Sarau de Natal encerra 1.º período da Universidade Sénior

Publicado

em

Publicidade

O frio que se fazia sentir na noite de sábado, 20 de dezembro, foi contrastado pelo calor humano que se sentia no Sarau de Natal, promovido pela Universidade Sénior do Coronado.

As músicas natalícias e a música popular portuguesa marcaram o Sarau de Natal, que tinha como intuito assinalar o fim do primeiro período da Universidade Sénior do Coronado.

Na Casa de Pedra da Quinta de S. Romão, o Grupo de Cantares “Os Chalados”, da Associação Recreativa de Canidelo, deu música ao público presente, fintando o frio que se fazia sentir cá fora.

Leia a reportagem completa na edição 503 do NT, já nas bancas.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 503

Opinião: Uma prenda de Natal para a Humanidade

Publicado

em

Publicidade

As relações diplomáticas entre os Estados Unidos da América (EUA) e Cuba, que tinham sido rompidas há mais de meio século, começaram a ser restabelecidas em meados deste mês, após ano e meio de conversações secretas entre os dois governos, realizadas no Canadá e no Vaticano. É uma excelente notícia, para o povo americano e para o povo cubano, mas também para todos os amantes da Paz no mundo.

Embora o poder executivo americano, que protagonizou este reatamento de relações, não tenha capacidade para pôr fim ao embargo económico, encaminhou o problema para o poder legislativo, o Congresso, que se espera e deseja vote favoravelmente. Tudo aponta para seja positiva a votação dos congressistas, neste problema tão delicado para cubanos e americanos, que dura há muitos anos.

As relações diplomáticas entre os dois países serão reatadas brevemente, com a visita a Havana de uma comitiva americana, chefiada pela secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson, já no próximo mês de janeiro e a Casa Branca admitiu que Washington poderá receber o Presidente Raúl Castro. As relações entre os dois países foram iniciadas em 27 de maio de 1902, para serem rompidas em 31 de janeiro de 1961, dois anos após a revolução cubana, de Fidel Castro, e restabelecidas, quase 54 anos depois, em 17 de dezembro de 2014. Foi uma vitória dos amantes da Paz, contra os senhores da Guerra!

A Paz mundial é um bem da Humanidade, que deve ser preservada a todo o custo. Felizmente, desde que foi fundada a ONU, em 1945, após a segunda guerra mundial, não foi declarada mais nenhuma guerra mundial. O mesmo não se pode dizer em relação à conflitualidade entre povos, e à violência armada organizada, que ocorre a uma escala cada vez mais regional, mas que se manifesta a nível global. São as novas guerras, que colocam em causa a Paz mundial

O presidente dos EUA, Barack Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro, os grandes protagonistas do reatamento de relações, estão de parabéns, assim como o Papa Francisco que mediou, com êxito, as conversações secretas, entre dois dirigentes políticos, que fizeram história. Foi uma prenda de Natal, para a humanidade, o restabelecimento das relações entre os EUA e Cuba.

Este ato de coragem, em pleno século XXI, que sirva de exemplo a outros dirigentes mundiais, que usam a guerra para engendrar novos imperialismos expansionistas, à custa de crimes horrendos contra a Humanidade. Um bem-haja para quem procura novos caminhos para a Paz e para um melhor respeito pelos Direitos Humanos Universais.

Aproveito para desejar a todos, um Feliz Natal e um Fabuloso Ano de 2015!

José Moreira da Silva

moreira.da.silva@sapo.pt

www.moreiradasilva.pt

Publicidade
Continuar a ler...

Edição 503

Opinião: Nem tudo o que é legal, é moral

Publicado

em

Publicidade

Temos um dever de cidadania permanente e ativo. O afastamento dessa obrigação está à vista de todos, com reflexo nas desigualdades sociais existentes em que, poucos arrecadaram muito e muitos são obrigados a viver com pouco! Qual é o teu vencimento líquido? Quanto tens na poupança? Qual a proteção que Portugal te dá, nos momentos de maior vulnerabilidade (infância, velhice, doença, desemprego)? Quanto vale a tua opinião, junto dos titulares dos Órgãos de Soberania? Quais as perspetivas para os teus filhos (os que ainda não emigraram)?

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...