quant
Fique ligado

Ano 2010

Sabores do Minho na Quinzena Gastronómica de Famalicão

Avatar

Publicado

em

quinzena-gastronomica-impre

quinzena-gastronomica-impre

Arroz de Cabidela, Bacalhau com Broa, Cozido à Portuguesa e Rojões com Papas de Sarrabulho são os quatro pratos tradicionalmente minhotos que vão estar a concurso na Quinzena Gastronómica de Vila Nova de Famalicão, que decorre entre 1 e 15 de Fevereiro, em mais de uma dezena de restaurantes do concelho.

A iniciativa subordinada ao tema “Coisas espantosas”, é promovida pelo pelouro do Turismo da autarquia famalicense e foi apresentada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, na Casa das Artes, pelo vereador municipal, Paulo Cunha, o representante da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Leite Gomes e pelo presidente da Associação Comercial de Industrial de Famalicão, António Peixoto.

Aos apreciadores da cozinha tipicamente minhota a passagem por Famalicão torna-se, assim, obrigatória por estes dias, como salientou o vereador da cultura e turismo, Paulo Cunha. Segundo o autarca “a iniciativa que é reconhecida a nível nacional é uma demonstração daquilo que de bom se faz em Famalicão”.

Paulo Cunha, que assumiu recentemente os pelouros da Cultura e do Turismo, salientou que “a gastronomia é um dos pontos basilares da cultura de um povo, resultando por isso, num factor de atracção turística muito forte”. De resto, “uma das principais recordações que os turistas levam de Famalicão é precisamente a qualidade da nossa gastronomia”, acrescentou.

Para o representante da Confraria dos Gastrónomos do Minho, “está provado que há pessoas que fazem centenas de quilómetros só para comer bem”. No caso de Famalicão, há pessoas que vêm do centro e sul do país mas também do norte de Espanha só para provar o melhor da gastronomia minhota, referiu.

Leite Gomes, que é o presidente do júri da Quinzena Gastronómica, salientou ainda alguns dos critérios de selecção dos melhores pratos. A tradição e autenticidade das receitas são os principais pontos de distinção dos pratos a concurso, mas o responsável referiu ainda a qualidade e higiene do espaço, a eficiência do serviço e também o preço, como critérios.

Por sua vez, o presidente da ACIF destacou que a Quinzena da Gastronomia é “um cartaz de referência de Vila Nova de Famalicão, no país”.

QUINZENA PROLONGA-SE POR TODO ANO

Uma das principais novidades apresentadas na conferência de imprensa é o prolongamento da Quinzena Gastronómica durante todo o ano, através da promoção da iniciativa “Sugestão do Chefe”. De acordo com Paulo Cunha, o evento que irá decorrer de Março a Dezembro de 2010, envolve todos os restaurantes participantes na Quinzena Gastronómica, dando-lhes a oportunidade de apresentar a sua ementa consoante as épocas do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno). Para Leite Gomes, “com esta iniciativa, os restaurantes podem dar a conhecer a diversidade da sua ementa, aproveitando, por exemplo, a época de caça, das castanhas ou dos cogumelos, para apresentar diferentes alternativas gastronómicas”. O objectivo é, acima de tudo, “divulgar a qualidade e diversidade da gastronomia famalicense, e consequentemente atrair cada vez mais público durante todo o ano”, como afirmou Paulo Cunha.

Publicidade

Outra das novidades deste ano prende-se com a atribuição dos prémios aos restaurantes, que em vez dos tradicionais primeiro, segundo e terceiro lugares, serão distinguidos com um Prato de Ouro, um Prato de Prata e um Prato de Bronze.

Para além de Leite Gomes, Paulo Cunha e António Peixoto, o júri será ainda constituído por um membro a designar pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte.

RESTAURANTES A CONCURSO

Cada um dos restaurantes a concurso escolheu, então, um prato a apresentar, considerado a sua especialidade.

Assim, o Arroz de Cabidela poderá ser apreciado na Churrasqueira do António, no restaurante Moutados de Baixo, no restaurante Sobreiro e Torres. Por sua vez, o Bacalhau com Broa foi a especialidade escolhida pelos restaurantes Benfica, Ferrugem e Pateo das Figueiras. O Cozido à Portuguesa que é uma iguaria que também tem o seu toque minhoto pode ser saboreado no restaurante Cozinha do Gonçalves, Malcriada e Sara Cozinha Regional. Por fim, os Rojões com Papas de Sarrabulho estão a concurso na Casa de Pasto 7 Velhos, no restaurante do Hotel Moutados e no Prato das Oliveiras.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...