quant
Fique ligado

Ano 2010

S. Cristóvão e S. Pantaleão saíram à rua

Avatar

Publicado

em

S. Cristóvão e S. Pantaleão saíram à rua este fim-de-semana na freguesia do Muro. As festas em honra dos dois santos começaram no dia 25 com a procissão em honra de S. Cristóvão. No dia 31 de Julho, a Junta de Freguesia inaugura a requalificação urbanística da zona envolvente à Capela de S. Pantaleão.

Foi com a missa em honra de S. Cristóvão que se iniciaram as festas deste santo e de S. Pantaleão na freguesia do Muro. As actuações dos Ranchos Folclóricos da Casa do Povo de Ruivães, Vila Nova de Famalicão, e de Alvarelhos iniciaram a tarde de festa e já dezenas de fiéis se concentravam na Praceta para ver o espectáculo, para de seguida acompanharem a procissão em honra de S. Cristóvão, que se comemora todos os anos a 25 de Julho.

As bandeiras dos dois santos seguiram na frente a abrir caminho para a procissão e, apesar das temperaturas elevadas, nada demoveu os crentes.

A mesma fé parece mover também os membros da Comissão de Festas. Gil Oliveira, vice-presidente da Comissão, já organiza a festa “há seis anos” e explicou ao NT a importância destas celebrações para a freguesia: “Estas festas são muito importantes e a freguesia não deve deixar que acabem. Estou aqui há seis anos e enquanto for vivo, esta festa não vai acabar”.

“Uns anos melhor, outros pior”, a festa vai sobrevivendo, mesmo que as dificuldades financeiras sejam grandes, isto porque Gil Oliveira acredita que “se todos trabalharem, a festa concretiza-se”, garantiu.

A festa em honra de S. Cristóvão e S. Pantaleão é, também de acordo com Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia, “a mais nobre”. “O S. Cristóvão é o padroeiro dos motoristas e o S. Pantaleão é o nosso padroeiro e um dos padroeiros dos médicos. O S. Cristóvão comemora-se sempre no dia 25 de Julho e o S. Pantaleão faz-se no fim-de-semana seguinte, com uma festa interessante, muito devido ao local onde se realiza”, adiantou.

Tendo em conta a importância destas celebrações, Carlos Martins iniciou a requalificação urbanística da zona junto à Capela de S. Pantaleão, cuja primeira fase das obras estará concluída este sábado, 31 de Julho.

Depois do primeiro dia de festa, as celebrações continuaram esta terça-feira, com uma missa na Igreja Matriz em honra de S. Pantaleão.

Próximo fim-de-semana festeja-se o S. Pantaleão

Publicidade

No sábado, as festas começam logo pela manhã, com a entrada do Grupo Zés Pereiras Nós e Outros, de Santa Marinha de Lousado, que irá percorrer todos os lugares da freguesia. Às 20 horas celebra-se a missa vespertina na Capela de S. Pantaleão e às 21.30 horas a festa é animada pela actuação da Banda Novo Império. A grandiosa sessão de fogo-de-artifício e de jardim está marcada para as 23.30 horas e em seguida a Banda Novo Império continua a sua actuação.

No domingo, pelas 8 horas, realiza-se a missa na Igreja Matriz em honra de S. Pantaleão e às 9 horas dá entrada a Banda Musical de S. Pedro da Cova, Gondomar. Às 11 horas celebra-se a missa solene com sermão na Capela de S. Pantaleão e às 15 horas sobe ao palco o Rancho Folclórico de Santa Marinha de Lousado e o Conjunto Típico Casimiro Pinheiro e Amigos. Mais tarde, às 17 horas, está marcada a Celebração da Palavra, seguida da procissão em honra de S. Pantaleão.

Os festejos terminam com as actuações do Rancho Folclórico de Santa Marinha e da Banda Musical de S. Pedro da Cova que tocarão até ao pôr-do-sol.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...