Rui Pedro Silva vai representar o País na maratona masculina dos Jogos Olímpicos. Objetivo do atleta trofense é ficar entre os 15 primeiros. 

No domingo, às 11 horas, Rui Pedro Silva vai ouvir o “tiro de partida” para a maratona masculina, nos Jogos Olímpicos de Londres. O concelho da Trofa vai estar representado no “Santo Graal” do desporto mundial através do atleta, natural de Santiago de Bougado, que conseguiu o apuramento para as Olimpíadas em abril.

Rui Pedro Silva partiu para Londres no início de agosto e compete no último dia dos Jogos com o objetivo de ficar “entre os 15 primeiros” a terminar os 42 quilómetros e 195 metros de prova pelas ruas de Londres. Ao NT e à TrofaTv, o atleta afirmou que não quer “colocar a fasquia alta para não elevar a pressão”, mas defende que “ir a uma competição como os Jogos Olímpicos só por ir não valia a pena”. 

Por isso, escolheu a maratona em vez dos dez mil metros em que competiu em 2008, em Pequim, por haver mais possibilidades de “os europeus conseguirem fazer frente aos atletas de África”. Rui Pedro Silva vai representar o País na maratona, juntamente com Luís Feiteira, integrado mais tarde na prova, por acordo da Federação Portuguesa de Atletismo e Comité Olímpico de Portugal.

Antes de entrar em estágio, Rui Pedro Silva foi homenageado na ExpoTrofa, no dia 11 de julho pela Câmara Municipal da Trofa. A presidente, Joana Lima, entregou-lhe uma bandeira da Trofa para que o acompanhasse na aventura olímpica.

{fcomment}