quant
Fique ligado

Ano 2010

Rui Pedro Silva contribuiu para “prata” da selecção nacional

Avatar

Publicado

em

 

Rui Pedro Silva foi 8º classificado na prova europeia de corta-mato, que se realizou em Albufeira, e contribuiu para que a selecção nacional masculina conseguisse a medalha de prata. No feminino, Jéssica Augusto foi campeã.

 Jéssica Augusto sagrou-se campeã europeia de corta-mato, no domingo, nas Açoteias, em Albufeira, numa prova onde o atleta trofense Rui Pedro Silva contribuiu para que a equipa de seniores masculinos conquistasse uma medalha de prata.

Youssef El Kalai foi o melhor representante português do escalão masculino, arrecadando a medalha de bronze, enquanto Rui Pedro Silva foi o terceiro melhor representante luso.

Em declarações à comunicação social, o atleta trofense afirmou que deu “tudo”. “Não tinha mais nada para dar. Cheguei ao fim completamente exausto, deixei a minha pele toda lá dentro e tentei ajudar a equipa o melhor possível”, frisou.

A selecção nacional masculina subiu novamente ao pódio colectivo masculino, de onde esteve ausente desde 2007 (obteve então o segundo lugar), registando um 8º lugar em 2008 e um 5º em 2009.

Para a conquista da “prata” colectiva, contribuiu em muito o 3º lugar (29.19 minutos) de Youssef El Kalai, natural de Marrocos e naturalizado português, que no mês de Março, neste mesmo circuito das Açoteias, em Albufeira, conquistou o título nacional de corta-mato.

Eduardo Mbengani (7º lugar, 29.32 minutos), Rui Pedro Silva (8º, 29.32) e Rui Silva fecharam a contribuição colectiva, com um total de 35 pontos, enquanto Licínio Pimentel foi 27º (30.00) e José Rocha 40º (30.30).

O equilíbrio imperou na corrida masculina, com um grupo extenso, incluindo vários portugueses, a comandar durante as primeiras quatro das seis grandes voltas ao percurso algarvio, num total de 9870 metros.

Publicidade

Na quinta volta, Youssef El Kalai atacou e “mexeu” com os primeiros classificados, mas foi na sexta e última volta que se desenhou a luta final pelo “ouro”, com Serhiy Lebid a ser mais rápido no sprint final (29.15 minutos), superando o espanhol Ayad Lamdassen (29.18).

A vitória coletiva foi da França, que conquistou o “ouro” com um total de 33 pontos, seguida da Espanha, com 58 pontos.

Portugal conquistou um total de sete medalhas, quatro individuais (ouro para Jéssica Augusto e bronze para Dulce Félix, para o júnior Rui Pinto e Youssef El Kalai) e três colectivas.

A campeã europeia de corta-mato feminino, Jéssica Augusto, afirmou hoje que “à terceira é de vez” e a medalha de ouro conquistada nas Açoteias “já era merecida”, depois de um segundo lugar em 2008 e um quarto em 2009.

A equipa feminina de Portugal também obteve o ouro, com 19 pontos, seguida da Grã-Bretanha, com 65, e da Espanha, com 72.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...