quant
Fique ligado

Ano 2010

Ritmos Ligeiros de peso na Trofa

Avatar

Publicado

em

Terceira edição do Encontro de Orquestras Ligeiras trouxe ritmo à Trofa. Iniciativa foi organizada pela Orquestra Ritmos Ligeiros em parceria com a Câmara Municipal e faz parte do programa do 12º aniversário do concelho.

As cabeças iam abanando ao som da música quase inconscientemente e nem uma ou outra dificuldade técnica – a luz dos holofotes foi abaixo por duas vezes – impediu o público de apreciar as actuações das orquestras que participaram no Encontro de Orquestras Ligeiras, realizado na noite de sábado.

Enquanto a chuva caía de forma intensa lá fora, no interior do Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa, a Orquestra Juvenil de Valado dos Frades – Nazaré foi a primeira a subir ao palco. A música da “Missão Impossível” foi a primeira a ser ouvida. A clássica série infantil “Rua Sésamo” não foi esquecida e a música do genérico foi trauteada pelo público. Seguiu-se a segunda actuação, com a Orquestra Ligeira de Ansião a arrancar sorrisos e muitas palmas do público, com temas nacionais e estrangeiros.

Os anfitriões da noite foram os últimos a actuar e nem um tributo ao rei da pop faltou, com os músicos a interpretarem várias músicas de Michael Jackson, num arranjo musical do maestro Vítor Sousa. O maestro confessou que, “apesar de alguns problemas de acústica”, o encontro “correu melhor do que estava à espera”. “Para nós (orquestra) é muito cansativo, porque temos de ser nós a montar o palco e tudo mais, mas saímos daqui felizes e satisfeitos e isso é o mais importante”, atestou o maestro, que também fez o gosto às mãos e acompanhou uma das músicas com maracas.

Vítor Sousa tenta que o repertório apresentado seja variado e diferente, sempre “de encontro ao que o público gosta”.

Vítor Dias, presidente da Orquestra, explicou que “gostaria de realizar o encontro anual em todas as freguesias do concelho”, no entanto, “nem todas têm um espaço preparado” para este tipo de actividades. Além disso, uma vez que a iniciativa surge enquadrada no aniversário do concelho, “a Câmara Municipal é quem indica o local onde vai ser a actuação”.

Em semana de festa no concelho, a última interpretação da noite foi a música dos “Parabéns”, com o vereador da Câmara Municipal, Assis Serra Neves, a experimentar ser maestro por um minuto e a “fechar” a música e o encontro, embora tenha confessado, entre risos, que “falhou aos ensaios” e, como tal, a experiência “não correu muito bem”.

Responsável pelo pelouro da Cultura da autarquia, Serra Neves afirmou que o encontro “correu bem, apesar de o tempo não ajudar”. “A Orquestra Ritmos Ligeiros esteve muito bem, tanto na organização como na actuação e fiquei admirado com a Orquestra Juvenil de Valado de Frades, pois é uma forma muito bonita de ocupar os jovens daquela terra, que deve ser tida como exemplo”, sublinhou o autarca.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...