quant
Fique ligado

Ano 2010

“Filme do Desassossego”, no dia 14, na Casa das Artes. “Mistérios de Lisboa”, em antestreia nacional, no auditório de S. Miguel de Seide

Avatar

Publicado

em

 
Esta é a semana do cinema português em Vila Nova de Famalicão. O realizador João Botelho apresenta quinta-feira, dia 14, pelas 21h30, o “Filme do Desassossego”, na Casa das Artes. O filme, que resulta da sua interpretação da obra de Fernando Pessoa, está em digressão pelo País. João Botelho não quis o filme no circuito comercial e decidiu levá-lo, por sua conta e risco, a diversas cidades. Na sexta-feira, dia 15, pelas 21h00, o auditório da Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, volta a ser palco de uma antestreia nacional de cinema camiliano. Desta vez, será exibido o filme “Mistérios de Lisboa”, uma adaptação do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, da autoria do realizador chileno Raúl Ruiz, com co-produção da Clap Filmes e RTP. O filme só chega às salas de cinema no dia 21.

“Filme do Desassossego” é uma adaptação de “O Livro do Desassossego”, escrito por Bernardo Soares, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, e nele o realizador quis preservar a palavra original. O fio narrativo do filme concentra-se em três dias e três noites e conta com cerca de quarenta actores em curtas participações, como Rita Blanco, Alexandra Lencastre, Miguel Guilherme, Catarina Wallenstein, Laura Soveral, Margarida Vilanova, Ricardo Aibéo, Manuel João Vieira e Marcelo Urghege. Todos eles dão corpo aos pensamentos de Bernardo Soares, enquanto este divaga por Lisboa.

O actor Cláudio da Silva é o protagonista do filme, interpretando Bernardo Soares, o ajudante de guarda-livros que, entre desabafos, lamentos e constatações, vai revelando os pensamentos fragmentados do seu desassossego. No filme, há ainda uma ópera de Eurico Carrapatoso, “Marcha fúnebre para o rei Luís II da Baviera”, canções de Caetano Veloso e presenças musicais de Lula Pena e dos fadistas Ricardo Ribeiro e Carminho. A entrada custa quatro euros.
 
FICHA TÉCNICA
CINEMA: FILME DO DESASSOSSEGO de João Botelho (Portugal, 2010)
Interpretação: Cláudio da Silva, Pedro Lamares, Ricardo Aibéo, Monica Calle, Margarida Vila-Nova, Ana Moreira, Alexandra Lencastre, Marcello Urgeghe, Catarina Wallenstein.
Página Oficial: http://www.ardefilmes.org
DATA: 14 de Outubro | quinta-feira | 21h30
LOCAL: Casa das Artes | Grande Auditório.
Entrada: 4 euros
M/12
Duração: 90 m
 
“MISTÉRIOS DE LISBOA” EM ANTESTREIA EM S. MIGUEL DE SEIDE

Na sexta-feira, Famalicão volta a ser a capital do cinema português, com a exibição, em antestreia nacional, do filme “Mistérios de Lisboa”, inspirado numa obra camiliana. Depois de ter apresentado em primeira mão a película “Amor de Perdição, de Mário Barroso, é agora a vez da antestreia do filme “Mistérios de Lisboa”, (http://www.misteriosdelisboa.com/pt/) uma adaptação do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, da autoria do realizador chileno Raúl Ruiz, com co-produção da Clap Filmes e RTP. A exibição acontece nesta sexta-feira, dia 15 de Outubro, pelas 21h00.

O filme que estreia em França a 20 de Outubro, e em Portugal a 21, foi já galardoado com a Concha de Prata de Melhor Realização do Festival de San Sebastián.

Com os actores Adriano Luz, Maria João Bastos e Ricardo Pereira nos principais papéis “Mistérios de Lisboa” conta com mais de quatro horas de duração, e é um fresco da sociedade portuguesa de finais do século XIX, uma verdadeira saga familiar camiliana.

O filme tem entrada livre, no entanto é necessário proceder à reserva de bilhetes, tendo em conta a lotação da sala. A reserva deve ser efectuada através do número de telefone 252309750, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30.

Baseado na obra camiliana “Mistérios de Lisboa” mergulha-nos num turbilhão imparável de aventuras e desventuras, coincidências e revelações, sentimentos e paixões violentos, vinganças, amores desgraçados e ilegítimos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil. Nesta Lisboa de intrigas e identidades ocultas encontramos uma série de figuras que dominam o destino de Pedro da Silva, órfão de um colégio interno: padre Dinis que de aristocrata e libertino se converte em justiceiro, uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança, um pirata sanguinário tornado próspero homem de negócios; que atravessam a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem.

Toda a informação sobre o filme “Mistérios de Lisboa” em www.misteriosdelisboa.com.pt
Toda a informação sobre “O Filme do Desassossego”, em www.ardefilmes.org/filmedodesassossegopt.html

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...