Esta é a semana do cinema português em Vila Nova de Famalicão. O realizador João Botelho apresenta quinta-feira, dia 14, pelas 21h30, o “Filme do Desassossego”, na Casa das Artes. O filme, que resulta da sua interpretação da obra de Fernando Pessoa, está em digressão pelo País. João Botelho não quis o filme no circuito comercial e decidiu levá-lo, por sua conta e risco, a diversas cidades. Na sexta-feira, dia 15, pelas 21h00, o auditório da Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, volta a ser palco de uma antestreia nacional de cinema camiliano. Desta vez, será exibido o filme “Mistérios de Lisboa”, uma adaptação do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, da autoria do realizador chileno Raúl Ruiz, com co-produção da Clap Filmes e RTP. O filme só chega às salas de cinema no dia 21.

“Filme do Desassossego” é uma adaptação de “O Livro do Desassossego”, escrito por Bernardo Soares, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, e nele o realizador quis preservar a palavra original. O fio narrativo do filme concentra-se em três dias e três noites e conta com cerca de quarenta actores em curtas participações, como Rita Blanco, Alexandra Lencastre, Miguel Guilherme, Catarina Wallenstein, Laura Soveral, Margarida Vilanova, Ricardo Aibéo, Manuel João Vieira e Marcelo Urghege. Todos eles dão corpo aos pensamentos de Bernardo Soares, enquanto este divaga por Lisboa.

O actor Cláudio da Silva é o protagonista do filme, interpretando Bernardo Soares, o ajudante de guarda-livros que, entre desabafos, lamentos e constatações, vai revelando os pensamentos fragmentados do seu desassossego. No filme, há ainda uma ópera de Eurico Carrapatoso, “Marcha fúnebre para o rei Luís II da Baviera”, canções de Caetano Veloso e presenças musicais de Lula Pena e dos fadistas Ricardo Ribeiro e Carminho. A entrada custa quatro euros.
 
FICHA TÉCNICA
CINEMA: FILME DO DESASSOSSEGO de João Botelho (Portugal, 2010)
Interpretação: Cláudio da Silva, Pedro Lamares, Ricardo Aibéo, Monica Calle, Margarida Vila-Nova, Ana Moreira, Alexandra Lencastre, Marcello Urgeghe, Catarina Wallenstein.
Página Oficial: http://www.ardefilmes.org
DATA: 14 de Outubro | quinta-feira | 21h30
LOCAL: Casa das Artes | Grande Auditório.
Entrada: 4 euros
M/12
Duração: 90 m
 
“MISTÉRIOS DE LISBOA” EM ANTESTREIA EM S. MIGUEL DE SEIDE

Na sexta-feira, Famalicão volta a ser a capital do cinema português, com a exibição, em antestreia nacional, do filme “Mistérios de Lisboa”, inspirado numa obra camiliana. Depois de ter apresentado em primeira mão a película “Amor de Perdição, de Mário Barroso, é agora a vez da antestreia do filme “Mistérios de Lisboa”, (http://www.misteriosdelisboa.com/pt/) uma adaptação do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, da autoria do realizador chileno Raúl Ruiz, com co-produção da Clap Filmes e RTP. A exibição acontece nesta sexta-feira, dia 15 de Outubro, pelas 21h00.

O filme que estreia em França a 20 de Outubro, e em Portugal a 21, foi já galardoado com a Concha de Prata de Melhor Realização do Festival de San Sebastián.

Com os actores Adriano Luz, Maria João Bastos e Ricardo Pereira nos principais papéis “Mistérios de Lisboa” conta com mais de quatro horas de duração, e é um fresco da sociedade portuguesa de finais do século XIX, uma verdadeira saga familiar camiliana.

O filme tem entrada livre, no entanto é necessário proceder à reserva de bilhetes, tendo em conta a lotação da sala. A reserva deve ser efectuada através do número de telefone 252309750, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30.

Baseado na obra camiliana “Mistérios de Lisboa” mergulha-nos num turbilhão imparável de aventuras e desventuras, coincidências e revelações, sentimentos e paixões violentos, vinganças, amores desgraçados e ilegítimos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil. Nesta Lisboa de intrigas e identidades ocultas encontramos uma série de figuras que dominam o destino de Pedro da Silva, órfão de um colégio interno: padre Dinis que de aristocrata e libertino se converte em justiceiro, uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança, um pirata sanguinário tornado próspero homem de negócios; que atravessam a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem.

Toda a informação sobre o filme “Mistérios de Lisboa” em www.misteriosdelisboa.com.pt
Toda a informação sobre “O Filme do Desassossego”, em www.ardefilmes.org/filmedodesassossegopt.html