quant
Fique ligado

Ano 2010

“É preciso avisar toda a gente…”

Avatar

Publicado

em

atanagildolobo

 “É preciso avisar toda a gente/ Dar notícia, informar, prevenir…” que o governo PS/PSD – Sócrates/Passos Coelho, aprovou aumentos de IRS, IRC e IVA, sendo que a incidência deste último nos produtos essenciais vai consubstanciar aumentos de 20 por cento, prejudicando profundamente as famílias mais carenciadas, colocando-as numa situação de miséria ainda maior, num autêntico assalto fiscal aos salários dos portugueses que, assim, ficam com as carteiras mais vazias.

“É preciso avisar toda a gente/Transmitindo este morse de dores…” de que esta investida contra os trabalhadores e o povo português destina-se a serenar os ditos mercados financeiros, que cresceram nos últimos anos mais de 60 por cento, enquanto a economia e o comércio reais apenas cresceram 4 por cento.

Publicidade

“É preciso avisar toda a gente/Que há fogo no meio da floresta…” quando a banca paga de IRC, como salientou com graça Manuel António Pina, ” pouco mais de metade do que paga qualquer merceeiro de bairro”.

“É preciso avisar toda a gente…” que Passos Coelho, que até atacou a antiga líder do PSD por ter deixado passar o orçamento e o primeiro PEC, viabiliza o PEC – II, este ainda pior e mais opressivo. Que tal como Sócrates, Passos Coelho numa semana diz uma coisa para depois dizer outra algum tempo depois. “É preciso avisar toda a gente…” que o governo PS/PSD mente quando diz que os sacrifícios são para todos. Menos salário no final do mês, bens e produtos mais caros, eis uma autêntica extorsão nas remunerações com a imposição de 1 e 1,5 por cento conjugada com o aumento do IVA, quando recentemente o mesmo governo canalizou mais de 4 milhões de euros para o BPN e quando são conhecidos lucros superiores a 5,5 milhões de euros por dia nos cinco principais bancos nacionais. “É preciso avisar toda a gente…” que as alterações de IRC não atingem o grande capital financeiro nem os grandes grupos económicos. Não mexem na tributação efectiva dos ganhos em bolsa. Os benefícios fiscais permanecem intocáveis. Pelos off-shores continuam a ser drenados milhões de euros que não passam pelo fisco. “É preciso avisar toda a gente…” que os ex-ministros das finanças, muito preocupadinhos, lá aparecem a indicar o caminho, mas quando passaram pelo poleiro, deixaram sempre o país e o povo em pior estado do que aquele em que o encontraram. “É preciso avisar toda a gente…” que ainda pretendem mais, agora com forte empenho do PSD, ao que o anterior ministro Catroga já deu voz: uma redução dos salários e a liberalização dos despedimentos. “É preciso avisar toda a gente…” que nos tentam enganar, políticos de direita, comentadores, televisões, comunicação social, quando nos apresentam a existência de um só caminho tal como nos seduziram no passado com o FMI, a “Europa connosco” e o “euro” como um porto seguro. Foi esse mesmo caminho das inevitabilidades que nos trouxe ao ponto em que nos encontramos.

“É preciso avisar toda a gente/ segredar a palavra e a senha…” de que existe um outro rumo. Um rumo que tenha como objectivo principal a felicidade do ser humano e de todos os seres vivos. Um mundo em que o homem não seja escravo do dinheiro. Um mundo liberto da exploração. “É preciso avisar toda a gente/ segredar a palavra e a senha…” de que este mundo que agora existe se chama CAPITALISTA e só carrega miséria, dor, exploração. Não tenhamos medo das palavras. Neste mundo capitalista grassa a corrupção, o compadrio o tráfico de influências. É um mundo de assimetrias, desigualdades e injustiças. PS, PSD e CDS defendem-no, propalam-no e promovem-no.

“É preciso avisar toda a gente/ segredar a palavra e a senha…” que é na luta dos trabalhadores, na luta de massas, nas forças de autêntica esquerda, no PCP, que reside a resistência. Mas é lá que mora também a esperança da transformação e da criação de um outro mundo. Um mundo melhor. Liberto da exploração. Intrinsecamente LIVRE. “É preciso avisar toda a gente/ segredar a palavra e a senha…” de que vamos a Lisboa no dia 29 de Maio na grande manifestação da CGTP-IN, numa jornada de resistência, mas também de esperança de que sim, está ao nosso alcance um mundo melhor: um verdadeiro SOCIALISMO.

Atanagildo Lobo.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...