quant
Fique ligado

Ano 2009

Primavera começa hoje

Avatar

Publicado

em

primavera

primavera 

A Primavera chegou hoje às 11.44 horas em ponto e vai manter-se até ao dia 21 de Junho, de acordo com informação do Observatório Astronómico de Lisboa. Para “receber” a Primavera, o céu vai estar limpo ou pouco nublado, apresentando-se contudo temporariamente muito nublado na região Sul e Estremadura, onde poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas.

O Equinócio que marca o início da Primavera é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. “A palavra de origem latina significa ‘noite igual ao dia’, pois nestas datas dia e noite têm igual duração”, explica o Observatório.

Publicidade

Este ano, a chegada da Primavera foi antecedida por temperaturas elevadas, tendo-se registado uma onda de calor com mais de 10 dias de duração no interior Centro-Sul de Portugal Continental. Foram atingidos valores superiores a 8° graus Celsius em grande parte do território e em particular nas regiões do interior, de acordo com informação do Instituto de Meteorologia.

A Primavera vai manter-se até às 06.46 horas de 21 de Junho, quando começa o Verão. Na sequência da alteração das estações do ano, os relógios vão mudar para a Hora Legal de Verão no último domingo deste mês.

No dia 29 de Março, quando os ponteiros marcarem 01.00 horas, os relógios têm de ser adiantados 60 minutos em Portugal Continental. Na Região Autónoma da Madeira, a alteração ocorre quando forem 00.00 horas.

Lusa

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...